Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Marcelo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Geórgia Regina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Bairral, Marcelo Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Tostes, Dircilene Val Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776037 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação apresenta resultados de uma pesquisa do tipo estudo de caso realizada junto aos professores de matemática do ensino médio e curso normal de uma escola pública da cidade de Itaperuna/RJ2, o CIEP 263 Lina Bo Bardi. O objetivo foi incentivar o uso de tecnologias digitais e analisar as contribuições do complemento Flubaroo, com suas ferramentas e potencialidades para a prática de avaliação de geometria analítica, motivando o processo, a execução de atividades e examinando o desenvolvimento profissional docente com a utilização desse complemento. A escolha dos conteúdos de geometria analítica está vinculada à existência de situações envolvendo medidas, distâncias que permitem contextualizar conceitos presentes no currículo de matemática, os quais foram abordados por meio do software Graphing Calculator. Para análise do desenvolvimento profissional, foi adotada como metodologia de pesquisa a engenharia didática desenvolvida por Artigue (1988), com relato das reflexões vivenciadas nas quatro fases propostas por esta metodologia, atribuindo ao professor autonomia, observada também no estudo de caso, configurando uma imersão nessa realidade. Foram aplicados questionários para registrar as concepções dos docentes quanto ao uso da tecnologia no processo avaliativo, os quais foram analisados por meio de gráficos e pela categorização, feita a partir análise de conteúdos de Bardin. Registrou-se a criação de situações didáticas desenvolvidas pelos participantes na experimentação, comparação das análises a priori e a posteriori, verificando se as questões iniciais foram respondidas, analisando a validação de todas as fases desenvolvidas. A investigação possibilitou discussões em torno do uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas, trazendo contribuições para a prática de avaliação | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation presents results of a research of the type case study carried out with the teachers of mathematics of the high school and teacher education course of a public school in the town of Itaperuna/RJ[2], CIEP 263 Lina Bo Bardi. The objective was to encourage the use of digital technologies and to analyze the contributions of the Flubaroo complement, with its tools and potentialities, for the practice of analytical geometry assessment, motivating the process, executing activities and examining the professional development of teachers with the use of this complement. The choice of the contents of analytical geometry is linked to the existence of situations involving measures, distances that allow to contextualize concepts present in the mathematics curriculum, which have been approached through the Graphing Calculator software, that allows numerical, algebraic and geometric representations of the same mathematical object. In order to analyze the professional development, the didactic engineering, developed by Artigue (1988), was adopted as a research methodology with reflections experienced in the four phases proposed by this methodology, attributing to the teacher autonomy, also observed in the case study, configuring an immersion in this reality. Questionnaires were applied to register teachers' conceptions regarding the use of technology in the evaluation process, which were analyzed by means of graphs and by category, based on Bardin content analysis. Creation was recorded of didactic situations that were developed by the participants in the experiment, comparison of a priori and a posteriori analyses, verifying if the initial questions were answered, analyzing the validation of all phases developed. The research allowed discussions about the use of digital technologies as pedagogical tools, bringing different contributions to the evaluation practice | - |
Descrição: dc.description | 127 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação em matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complemento Flubaroo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment in mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flubaroo complement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic engineering | - |
Título: dc.title | Proposta de utilização do complemento Flubaroo para avaliação em geometria analítica: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: