Intersecções entre corpos, samba e escola: um estudo sobre docências-dançantes de mulheres negras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorRaimundo, Alessandra Cristina-
Autor(es): dc.contributorCopolillo, Martha-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcelos-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Thayane de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776032-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo discutir temáticas que se interseccionam entre corpo, dança, docência, raça, gênero, e classe, partindo da perspectiva decolonial dos fazeres pedagógicos de mulheres negras. O trabalho se propõe a discutir percepções acerca do corpo de mulheres negras, interseccionalidade e a Ciência do Rebolado, bem como a trazer reflexões acerca do conceito de “docência-dançante”. A primeira entrevistada é uma socióloga e passista da Acadêmicos do Salgueiro que faz um diálogo com a revisão de literatura do trabalho. As outras duas entrevistadas são professoras de escolas da educação básica dentro da comunidade da Mangueira e foram passistas da agremiação Estação Primeira de Mangueira. A prática pedagógica das docentes rompe com um padrão colonizador de educação ao dialogar com as experiências e afetos da comunidade. Também coloca como referência a ação de Dona Neuma dentro da comunidade da Mangueira, a construção de um legado e as contribuições da mesma para uma educação transformadora.-
Descrição: dc.descriptionThis essay has the objective to discuss the intersecting themes between body, dance, teaching, race, gender, and class from the decolonial perspective of the pedagogical practices of black women. The work propose discussing perceptions about the body of black women, intersectionality and the Science of Rebolado, as well as reflections about the concept of "dance-teaching". The first interviewee is a sociologist and dancer from Acadêmicos do Salgueiro who dialogues with the literature review of the paper. The other two interviewees are teachers of basic education schools within the Mangueira community and were dancers from the Estação Primeira de Mangueira samba school. Their pedagogical practice breaks with a colonizing standard of education by dialoguing with the experiences and affections of the community. It also places Dona Neuma's action within the Mangueira community as a reference, the construction of a legacy, and her contributions to a transforming education.-
Descrição: dc.description40 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-dançante-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectMulher negra-
Palavras-chave: dc.subjectDança na educação-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectDance-teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectDecoloniality-
Palavras-chave: dc.subjectIntersectionality-
Título: dc.titleIntersecções entre corpos, samba e escola: um estudo sobre docências-dançantes de mulheres negras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.