Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Correia, Adriana Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Raimundo, Alessandra Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Copolillo, Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcelos | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Thayane de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27072 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776032 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo discutir temáticas que se interseccionam entre corpo, dança, docência, raça, gênero, e classe, partindo da perspectiva decolonial dos fazeres pedagógicos de mulheres negras. O trabalho se propõe a discutir percepções acerca do corpo de mulheres negras, interseccionalidade e a Ciência do Rebolado, bem como a trazer reflexões acerca do conceito de “docência-dançante”. A primeira entrevistada é uma socióloga e passista da Acadêmicos do Salgueiro que faz um diálogo com a revisão de literatura do trabalho. As outras duas entrevistadas são professoras de escolas da educação básica dentro da comunidade da Mangueira e foram passistas da agremiação Estação Primeira de Mangueira. A prática pedagógica das docentes rompe com um padrão colonizador de educação ao dialogar com as experiências e afetos da comunidade. Também coloca como referência a ação de Dona Neuma dentro da comunidade da Mangueira, a construção de um legado e as contribuições da mesma para uma educação transformadora. | - |
Descrição: dc.description | This essay has the objective to discuss the intersecting themes between body, dance, teaching, race, gender, and class from the decolonial perspective of the pedagogical practices of black women. The work propose discussing perceptions about the body of black women, intersectionality and the Science of Rebolado, as well as reflections about the concept of "dance-teaching". The first interviewee is a sociologist and dancer from Acadêmicos do Salgueiro who dialogues with the literature review of the paper. The other two interviewees are teachers of basic education schools within the Mangueira community and were dancers from the Estação Primeira de Mangueira samba school. Their pedagogical practice breaks with a colonizing standard of education by dialoguing with the experiences and affections of the community. It also places Dona Neuma's action within the Mangueira community as a reference, the construction of a legacy, and her contributions to a transforming education. | - |
Descrição: dc.description | 40 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência-dançante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dance-teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decoloniality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality | - |
Título: dc.title | Intersecções entre corpos, samba e escola: um estudo sobre docências-dançantes de mulheres negras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: