RETENÇÃO DISCENTE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO NA ÀREA DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Eduardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCPF:50025052122-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorSouza, José Aluizio Belisário de-
Autor(es): dc.contributorCPF:65898545822-
Autor(es): dc.creatorPontes, Dulce Mary Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776030-
Descrição: dc.descriptionOne of the challenges of higher education institutions is to ensure conditions for their students realize their academic excellence and with quality, completing their courses in the time required in educational projects. The studies reveal that data related to student retention in undergraduate federal public universities is important, as it can also contribute to the processes of institutional evaluation, with planning student assistance programs. This study seeks to analyze the profile of students retained in undergraduate Fluminense Federal University in the area of knowledge called "Engineering" by lifting their perceptions on issues related to IES and the course and establish association with the characteristics of these respondents. It also seeks to contribute to reflection about the importance of the academic career of the students of undergraduate courses and make recommendations that can support the management of academic courses and policy education program, aimed at institutional development objectives for university excellence.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionUm dos desafios das instituições de educação superior é o de garantir a seus estudantes condições para realizarem sua trajetória acadêmica com excelência e qualidade, concluindo seus cursos no tempo exigido nos projetos pedagógicos. A realização de estudos que revelem dados relacionados à retenção discente na graduação em universidades públicas federais é importante, à medida que possa também contribuir com os processos de avaliação institucional, com o planejamento de programas de assistência ao estudante. Este estudo busca analisar o perfil dos estudantes retidos nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense, na área de conhecimento denominada Engenharias , por meio do levantamento de suas percepções sobre aspectos relacionados à IES e ao curso e estabelecer associação destas com as características dos respondentes. Busca, ainda, contribuir com reflexão a respeito da importância da trajetória acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação, bem como apresentar recomendações que possam dar suporte à gestão acadêmica dos cursos e à política de ensino de graduação, visando aos objetivos de desenvolvimento institucional para a excelência universitária.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Superior-
Palavras-chave: dc.subjectRetenção-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectRetention-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleRETENÇÃO DISCENTE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO NA ÀREA DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-
Título: dc.titleRETENTION IN UNDERGRADUATE TEACHING STUDENTS: A STUDY IN THE AREA OF ENGINEERING UNIVERSITY OF FEDERAL FLUMINENSE-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.