O PRONATEC: mediação para o fomento do mercado da Educação Profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCiavatta, Maria-
Autor(es): dc.contributorTiriba, Lia-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6327061676705589-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5368554854684382-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2006259738336754-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6745822194240257-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jordan Rodrigues dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15788-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776025-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho, realizamos o esforço analítico de compreender o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no contexto das políticas educacionais neoliberais em curso no país. Especificamente, estudamos o PRONATEC Jovem Aprendiz do Desporto (JADE), desenvolvido para preparar mão de obra qualificada para atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, realizados de 5 a 21 de agosto de 2016. O referencial teórico-metodológico que fundamenta o nosso trabalho é o materialismo histórico-dialético (MARX, ENGELS, 2009; MARX, 2008) e autores nacionais e internacionais. Para a realização da pesquisa, utilizamos fontes documentais primárias, os Relatórios de Fiscalização produzidos pelo Tribunal de Contas da União entre os anos de 2015 e 2016, recorte temporal abarcado pela pesquisa. Realizamos, também, entrevistas com os sujeitos egressos do PRONATEC JADE objetivando identificar seu perfil, as suas motivações para a realização do curso, bem como as suas percepções e avaliações sobre Programa. Compreendemos o PRONATEC como uma mediação histórica, objetivação da realidade social da educação dos trabalhadores. Partimos do pressuposto de que a não sistematização da educação nacional (SAVIANI, 2012) sob bases unificadas, a partir do protagonismo dos interesses de Estado e não de governos, impossibilitou a implementação de políticas educacionais para a superação da dualidade estrutural da educação, que superassem ações, programas e políticas fragmentárias e paliativas. Um sistema de educação possui a caraterística fundante de estruturar a educação pública, laica e universalizada em todos os seus níveis. O longo processo de tramitação e disputas políticas e ideológicas pelas quais passaram a LDBEN de 1961 e a LDB de 1996, expressam os embates que promoveram a manutenção de uma estrutura educacional em oposição ao sistema. Isso possibilitou a constituição da formação para o mercado e, a partir da LDB de 1996, a constituição do mercado da formação sob a ideologia dos paradigmas neoliberais, o fortalecimento da teoria do capital humano e da pedagogia das competências. Esse processo reificou velhas lógicas, como a da educação profissionalizante e técnica para as classes subalternas. No caso do PRONATEC de modo geral e no caso do PRONATEC JADE isso se caracteriza pela ênfase dada aos cursos de Formação Inicial e Continuada com foco na ação Bolsa-Formação, que tem expressivo número de vagas e matrículas ofertadas pela iniciativa privada, para a qual são destinadas vultuosas verbas públicas em detrimento da expansão das redes públicas existentes no Brasil-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn the present work, we perform the analytical effort to understand the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) in the context of neoliberal educational policies in progress in the country. Specifically, we have studied the PRONATEC Young Apprentice for Sport (JADE), developed to prepare skilled labor for the Rio2016 Olympic and Paralympic Games, held from August 5 to 21, 2016. The theoretical-methodological framework that underlies our work is the historical-dialectical materialism (MARX, ENGELS, 2009, MARX, 2008) and national and international authors. In order to carry out the research, we used primary documentary sources, the Inspection Reports produced by the Federal Audit Court between the years 2015 and 2016, a temporal cut in the survey. We also conducted interviews with PRONATEC JADE graduates aiming to identify their profile, their motivations for the course, as well as their perceptions and evaluations about the Program. We understand PRONATEC as a historical mediation, objectifying the social reality of workers' education. We assumed that the non-systematization of national education (SAVIANI, 2012) under a unified basis, based on the protagonism of the interests of the State and not of governments, made impossible the implementation of educational policies to overcome the structural duality of education, fragmented and palliative actions, programs and policies. An education system has the fundamental characteristic of structuring public, secular and universalized education at all levels. The long process of process and political and ideological disputes that passed the LDBEN of 1961 and the LDB of 1996, express the conflicts that promoted the maintenance of an educational structure in opposition to the system. This made possible the formation of training for the market and, as of the LDB of 1996, the formation of the training market under the ideology of neoliberal paradigms, the strengthening of human capital theory and the pedagogy of skills. This process reified old logics, such as vocational and technical education for the subaltern classes. In the case of PRONATEC in general, and in the case of PRONATEC JADE, this is characterized by the emphasis given to the Initial and Continuing Training courses focused on the Bolsa-Formação action, which has a significant number of vacancies and enrollments offered by private initiative, for which large public funds are devoted to the expansion of existing public networks in Brazil-
Descrição: dc.description163 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPRONATEC-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPRONATEC-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional Education-
Palavras-chave: dc.subjectPRONATEC-
Palavras-chave: dc.subjectEducation System-
Título: dc.titleO PRONATEC: mediação para o fomento do mercado da Educação Profissional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.