O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscudeiro, Cristina Lavoyer-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8322536789804225-
Autor(es): dc.contributorCortes, Ana Laura Biral-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0876854989669834-
Autor(es): dc.contributorCortes, Ana Laura Biral-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0876854989669834-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Luiza Dorneles da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9862893379399340-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2547513465126951-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Joicy Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776023-
Descrição: dc.descriptionO ambiente escolar é um lugar propício a acidentes devido ao grande número de crianças que nele se encontra, interagindo e desenvolvendo as mais diversas atividades motoras e esportivas. A fim de identificar o conhecimento dos professores que atuam na educação básica sobre primeiros socorros, fora pesquisado nas bases de dados LILACS, BDENF e Medline artigos com os descritores saúde escolar, emergências e primeiros socorros integrados entre si pelo boleano “AND”, onde foram selecionadas 9 artigos para compor o estudo. Na maioria das obras analisadas observou-se que os professores não demonstram conhecimento suficiente para agir em situações que exijam intervenções imediatas, como na urgência e emergência. Sendo o enfermeiro um profissional capacitado em potencial para a educação em saúde, sua intervenção junto às escolas pode colaborar para mudança deste cenário.-
Descrição: dc.descriptionThe school environment is a place conducive to accidents due to the large number of children in it, interacting and developing the most diverse motor and sports activities. In order to identify the knowledge of teachers working in basic education about first aid, the LILACS, BDENF and Medline databases had been searched with the descriptors school health, emergencies and first aid integrated by the Boolean “AND”, where they were 9 articles were selected to compose the study. In most of the analyzed works, it was observed that teachers do not show sufficient knowledge to act in situations that require immediate interventions, such as urgency and emergency. As the nurse is a potential qualified professional for health education, his intervention with schools can contribute to change this scenario.-
Descrição: dc.description39 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeiros socorros-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental e médio-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de saúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSchool health-
Palavras-chave: dc.subjectFirst aid-
Palavras-chave: dc.subjectElementary and high school-
Título: dc.titleO conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.