Operações de ship-to-ship no Brasil: uma análise crítica frente ao crescimento do mercado de energia no país

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOurique, Jorge Eduardo da Silva-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Geraldo de Souza-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Luciane Pimentel Costa-
Autor(es): dc.creatorSantos Filho, Marcello Paixão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776014-
Descrição: dc.descriptionA operação de ship-to-ship (STS) é uma alternativa à utilização de portos ou terminais, o que evita os longos deslocamentos dos navios, promovendo a redução de custos operacionais. Essa modalidade tem ganhado notoriedade no Brasil, visto que o número de operações realizadas no país cresceu cerca de 40% apenas no ano de 2021, em comparação com o ano anterior. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura existente sobre as operações STS trazendo aspectos do histórico da operação no Brasil, suas características, análises de segurança e impactos no meio ambiente. Além disso, será feita uma revisão acerca do futuro do mercado de energia e suas demandas e dos desafios da operação de STS. Por meio do levantamento de informações pode-se constatar que a técnica serve como alternativa à utilização de portos ou terminais, que, muitas vezes, possuem capacidade limitada. Além disso, reduz os custos do transporte ao diminuir os deslocamentos de grandes embarcações para a movimentação do produto. A operação de ship-to-ship é um fator chave para as exportações de óleo cru no Brasil, tornando o processo otimizado e célere. Apesar de proporcionar ganhos ao setor e despertar o interesse de novos investidores, a atividade ainda esbarra na dificuldade de oferta de navios especializados, porém o Brasil tem um alto potencial nesse setor-
Descrição: dc.descriptionThe ship-to-ship operation is an alternative to the use of ports or terminals, which avoids the long journeys of ships, promoting the reduction of operating costs. This modality has gained notoriety in Brazil, as the number of operations carried out in the country grew by about 40% in 2021 alone, compared to the previous year. The objective of this work is to review the existing literature on STS operations, bringing aspects of the history of the operation in Brazil, its characteristics, safety analyzes and impacts on the environment. In addition, a review will be made about the future of the energy market and its demands and the challenges of STS operation. Through the collection of information, the technique serves as an alternative to the use of ports or terminals, which often have limited capacity. In addition, it reduces transport costs by reducing the displacement of large vessels to move the product. Despite providing gains to the sector and attracting the interest of new investors, the activity still faces the difficulty of offering specialized ships, but Brazil has high potential in this sector-
Descrição: dc.description65 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectShip-to-ship-
Palavras-chave: dc.subjectPetróleo-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte Marítimo-
Palavras-chave: dc.subjectOffshore-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte marítimo-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de combustível-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectPetroleum-
Palavras-chave: dc.subjectMaritime Transport-
Título: dc.titleOperações de ship-to-ship no Brasil: uma análise crítica frente ao crescimento do mercado de energia no país-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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