Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Latini, Rose Mary | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Vidinha, Isabela Conceição Sant’anna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776009 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia relata o desenvolvimento e aplicação de uma estratégia didático-pedagógica utilizando metodologias ativas, em especial o uso de estudo de casos, no ensino-aprendizagem de eletroquímica na educação básica, planejada para um bimestre letivo de 2019 e aplicada em um colégio estadual, com alunos de 3ª série do ensino médio em encontros semanais. A estrutura do trabalho consistiu em 3 etapas, a primeira em quatro aulas dialogadas entremeadas por materiais de apoio, multimídia e experimentos investigativos; a segunda por uma aula de socialização das análises de casos que versaram sobre contaminação pelos metais pesados cromo, mercúrio e chumbo; e, a terceira etapa, pela prova final com questões baseadas nos debates e conteúdos vistos durante o bimestre. A avaliação dos estudantes foi feita através de entrega de lista de exercícios; apresentação oral e entrega de relatório escrito sobre o estudo de casos e a nota da prova. Os alunos que participaram não estavam habituados com o uso de metodologias ativas, visto que, inicialmente houve um estranhamento, observando dificuldades de interagir, porém as listas de exercícios, o material multimídia e a experimentação investigativa contribuíram para o desenvolvimento do trabalho e o entendimento do conteúdo de eletroquímica. Observou-se que a contextualização das aulas com questões socioambientais e as discussões sobre os usos dos metais, a mineração, o significado e utilização das barragens de rejeitos e descarte inadequado de metais pesados estimulou o processo de ensino-aprendizagem e possibilitou diálogos com a turma. Ademais, algumas turmas se envolveram mais profundamente com o trabalho do que as outras e superaram as dificuldades iniciais mais facilmente. Em relação ao estudo de casos, todas as turmas se envolveram e chegaram às compreensões esperadas. Os alunos tiveram um bom desempenho durante o bimestre e de acordo com os seus relatos sobre a avaliação do trabalho, o estudo de casos e os materiais utilizados, mostraram ser uma boa alternativa para o ensino, opinião também vista no depoimento da professora. Concluímos, então, que esse tipo de estratégia é útil para o aprendizado de eletroquímica na educação básica | - |
Descrição: dc.description | This monograph reports the development and application of a didactic-pedagogical strategy using active methodologies, in particular the use of case studies, in the teaching-learning process of electrochemistry in the basic education, planned for two months of 2019 and applied in a state college, with 3rd grade high school students in weekly meetings. The structure of the work consisted of three stages. The first in four dialogue classes interspersed with support materials, multimedia and investigative experiments; the second by a class of socialization and analysis of cases that dealt with contamination by heavy metals chromium, mercury and lead; and, the third stage, for the final exam with questions based on the debates and contents seen during the two months. The evaluation of the students was done through the delivery of a list of exercises; oral presentation and delivery of a written report on the case study and the test score. The students who participated weren’t used to the use of active methodologies, since initially there was a strangeness, observing difficulties in interacting, but the exercise lists, the multimedia material and the investigative experimentation contributed to the development of the work and the understanding of the electrochemistry content. It was observed that the contextualization of classes with socio-environmental problems and discussions about the uses of metals, mining, the meaning and use of tailings dams and inadequate disposal of heavy metals stimulated the teaching-learning process and enabled dialogues with the class. In addition, some classes became more deeply involved in their work than others and overcame the initial difficulties more easily. Regarding the case study, all classes were involved and reached the expected understandings. The students performed well during the period and, according to their reports on work evaluation, case studies and the materials used, they proved to be a good alternative for teaching, an opinion also seen in the teacher's testimony. In conclusion, this type of strategy is useful for learning electrochemistry in basic education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas dialogadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos investigativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões socioambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletroquímica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogged classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigative experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-environmental problems | - |
Título: dc.title | Metodologias ativas para o aprendizado de eletroquímica no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: