Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Foganholi, Cláudia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3015557160976384 | - |
Autor(es): dc.contributor | Correia, Adriana Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9215067045507386 | - |
Autor(es): dc.contributor | Aboud, Sérgio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0287923733641807 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0604636668772449 | - |
Autor(es): dc.creator | Hofmann, Ana Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32369 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776008 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo, primeiramente, analisar as mais recentes conceituações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Depois disso, as características sintomáticas associadas às crianças, sobretudo, são apresentadas com abrangência e credibilidade referencial na pesquisa. Para assim, embasar o entendimento a respeito das conclusões diagnósticas hoje defendidas e usadas pela comunidade científica. A partir daí, foi possível contemplar essa especificidade na discussão pedagógica inclusiva com foco no contexto brasileiro, incluindo a exemplificação das atuais ferramentas de suporte nesse âmbito educativo.Tal estudo é concluído no reforço da importância de inclusão social dessas crianças, especialmente no ambiente escolar, e na rejeição de todo e qualquer tipo de exclusão, impassibilidade ou preconceito. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims, firstly, to analyze the most recent concepts for the Autistic Spectrum Disorder (ASD). After that, the symptomatic characteristics associated with children, in focus, are presented with referential scope in the researches. Then, to ground the understanding about the diagnostic conclusions used by the scientific community nowadays. From there, it made possible to contemplate this these particularities in the inclusive pedagogical discussion, focusing on the Brazilian context and including the example of current support tools in this educational context. Furthermore, aiming the purpose of carrying out the study, a referenced practical analysis was presented in the area of Physical Education, a wide field of possibility for the adaptation and psychosocial development of children with autism. This study is concluded in the reinforcement of the importance of social inclusion of autistic children, especially in the school environment, and in the strong rejection of any type of exclusion, impassivity or prejudice. | - |
Descrição: dc.description | 29 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorder | - |
Título: dc.title | Educação Física Inclusiva e Autismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: