Educação Física Inclusiva e Autismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3015557160976384-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9215067045507386-
Autor(es): dc.contributorAboud, Sérgio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0287923733641807-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0604636668772449-
Autor(es): dc.creatorHofmann, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32369-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776008-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo, primeiramente, analisar as mais recentes conceituações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Depois disso, as características sintomáticas associadas às crianças, sobretudo, são apresentadas com abrangência e credibilidade referencial na pesquisa. Para assim, embasar o entendimento a respeito das conclusões diagnósticas hoje defendidas e usadas pela comunidade científica. A partir daí, foi possível contemplar essa especificidade na discussão pedagógica inclusiva com foco no contexto brasileiro, incluindo a exemplificação das atuais ferramentas de suporte nesse âmbito educativo.Tal estudo é concluído no reforço da importância de inclusão social dessas crianças, especialmente no ambiente escolar, e na rejeição de todo e qualquer tipo de exclusão, impassibilidade ou preconceito.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims, firstly, to analyze the most recent concepts for the Autistic Spectrum Disorder (ASD). After that, the symptomatic characteristics associated with children, in focus, are presented with referential scope in the researches. Then, to ground the understanding about the diagnostic conclusions used by the scientific community nowadays. From there, it made possible to contemplate this these particularities in the inclusive pedagogical discussion, focusing on the Brazilian context and including the example of current support tools in this educational context. Furthermore, aiming the purpose of carrying out the study, a referenced practical analysis was presented in the area of Physical Education, a wide field of possibility for the adaptation and psychosocial development of children with autism. This study is concluded in the reinforcement of the importance of social inclusion of autistic children, especially in the school environment, and in the strong rejection of any type of exclusion, impassivity or prejudice.-
Descrição: dc.description29 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectAutism spectrum disorder-
Título: dc.titleEducação Física Inclusiva e Autismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.