Carnavais Atlânticos: cidadania e cultura negra no pós-abolição. Rio de Janeiro e Port-of-Spain,Trinidad (1838-1920)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Martha Campos-
Autor(es): dc.contributorViana, Larissa Moreira-
Autor(es): dc.contributorCastro, Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Álvaro Pereira do-
Autor(es): dc.contributorCunha, Maria Clementina Pereira-
Autor(es): dc.contributorAssunção, Matthias Wolfram Orhan Röhrig-
Autor(es): dc.creatorNepomuceno, Eric Brasil-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775998-
Descrição: dc.descriptionEssa tese tem como objetivo principal analisar transnacionalmente experiências de mobilização negra através dos carnavais das cidades do Rio de Janeiro e de Port-of-Spain, Trinidad entre 1838 e 1920. Busco compreender a atuação de sujeitos negros em sociedades tão distintas e como elaboraram estratégias de ação pública, de organização social e de reivindicação de direitos e cidadania no Pós-Abolição, tendo o carnaval como elemento que catalisou e potencializou suas experiências. A pesquisa esteve preocupada em refletir sobre termos de cidadania e cultura negra num contexto urbano influenciado pela diáspora africana, pela abolição da escravidão e pelo racismo. Para tanto, foram utilizadas fontes diversas referentes às duas cidades. No Rio de Janeiro pesquisei os periódicos preservados na Biblioteca Nacional, a documentação policial e de outros órgãos oficiais no Arquivo Nacional, os Diários Oficiais da União, além da vasta produção de memorialistas, folcloristas e historiadores. Para Port-of-Spain, as fontes primárias analisadas foram aquelas arquivadas na British Library, no National Archives e no King‟s College em Londres, Inglaterra. Assim como no Rio, memorialistas, folcloristas e a produção historiográfica foram fundamentais na pesquisa. A tese foi dividida em três partes: a primeira sobre os carnavais negros no Rio, a segunda sobre os carnavais negros de Port-of-Spain e a terceira, e conclusiva, apresenta a análise comparativa transnacional. Seu recorte cronológico respondeu ao período Pós-Abolição em cada cidade – a partir das décadas de 1840 e 1890, em Port-of-Spain e no Rio, respectivamente. Com essa estrutura, e ao final do trabalho, pude demonstrar o quanto estratégias de mobilização negra em ambas as cidades do Atlântico estiveram dialogando com variadas forças de suas sociedades – especialmente imprensa e polícia –, e produzindo caminhos de valorização, reconhecimento, autonomia, cidadania através de experiências onde o carnaval representou um papel fundamental em sua ação coletiva.-
Descrição: dc.description338f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleCarnavais Atlânticos: cidadania e cultura negra no pós-abolição. Rio de Janeiro e Port-of-Spain,Trinidad (1838-1920)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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