Absenteísmo escolar na Amazônia: uma aplicação com dados de contagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJacobson, Ludmilla da Silva Viana-
Autor(es): dc.contributorJacobson, Ludmilla da Silva Viana-
Autor(es): dc.contributorKubrusly, Jessica Quintanilha-
Autor(es): dc.contributorPinto Junior, Jony Arrais-
Autor(es): dc.creatorOesselmann, Clarissa Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14741-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775971-
Descrição: dc.descriptionO absenteísmo escolar é definido como o ato de um estudante se ausentar da escola. A literatura cita vários tipos de absenteísmo, por exemplo, por doença, voluntário, legal e compulsório. O absenteísmo por doença é o que ocorre com mais frequência e o que é mais estudado, pois pode ser visto como um indicador de condiçã de saúde. O objetivo desse trabalho é avaliar os fatores de risco associados ao absenteísmo escolar em uma escola da Amazônia Brasileira, especialmente os efeitos da poluição atmosférica. Para analisar esses fatores foram utilizados dados de um estudo de painel realizado na cidade de Tangará da Serra, Mato Grosso. O desfecho, ou variável dependente, foi o número de faltas no período escolar durante os meses de seca da região. As variáveis explicativas investigadas se referiam às características individuais, socioeconômicas, de saúde e ambientais. Foi proposto o uso do Modelo de Regressão de Poisson com função de ligação log. A superdispersão foi um problema observado nos dados, corrigida utilizando um Modelo “Quasi-Poisson”. Na modelagem dos dados foram propostos seis modelos. Após o ajuste e o diagnóstico dos modelos, decidiu-se pelo modelo com as seguintes variáveis explicativas: Número de cômodos da casa (1 cômodo e 1 banheiro: Referência; Mais cômodos: RˆR = 0, 842 e IC95% = (0,478; 1,485)); Idade de quem cuida (RˆR = 0,991 e IC95% = (0,984; 0,997)); Mora perto de uma plantação (Sim: Referência; Não: RˆR = 0,749 e IC95% = (0,623; 0,899)); Nível médio do Pico de Fluxo Expiratório diáario (RˆR = 1,002 e IC95% = (1,002; 1,003)); Média da Tosse com lag 1 (RˆR = 1,230 e IC95% = (1,173; 1,291)); e Nível do poluente PM10 com lag 3 (RˆR = 1,005 e IC95% = (1,0004; 1,010)). Destes resultados, pode-se concluir que os sintomas respiratórios, principalmente a ocorrência de tosse, mostraram forte associação com o absenteísmo escolar, assim como o poluente PM10.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAbsenteísmo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTangará da Serra-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de regressão de Poisson-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdispersãao-
Palavras-chave: dc.subjectModelo quasi-Poisson-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão (Estatística)-
Palavras-chave: dc.subjectAbsenteísmo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Tangará da Serra (MT)-
Título: dc.titleAbsenteísmo escolar na Amazônia: uma aplicação com dados de contagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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