O cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo-
Autor(es): dc.contributorBrenner, Ana Karina-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Hoffmann-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3060368128134544-
Autor(es): dc.creatorDomingues, Mariana Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775935-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo principal compreender e analisar a prática docente relacionada ao uso de filmes por professores de sociologia do ensino médio. As experiências com os elementos do cinema podem ser vivenciadas de diversos modos, os usos que os professores fazem desse mecanismo artístico e cultural podem revelar muitas questões para se pensar a importância do cinema na educação e as dificuldades para sua efetivação na escola. Quais são os lugares que o cinema ocupa na construção de uma prática docente que deseja obtê-lo como objeto de análise dentro da escola e, no caso desta pesquisa, dentro das aulas de sociologia? Partindo dessa questão e do objetivo central da pesquisa, a metodologia escolhida foi a entrevista compreensiva. Foram entrevistados três professores de sociologia do ensino médio, integrados à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atuantes na cidade de Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense. As análises realizadas também procuraram abrir um diálogo entre as experiências obtidas durante a construção da prática docente e os conceitos de capital cultural e imaginação sociológica. Considerou-se que os professores atribuem importância à utilização de filmes e a cultura do cinema na escola, porém o cenário atual ainda se mostra muito desigual no que diz respeito à qualidade e disponibilidade de funções e estruturas que permitam a efetivação do cinema no contexto escolar-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work has the main objective to understand and analyze the teaching practice related to the use of films by high school sociology teachers. Experiences with the elements of cinema can be experienced in different ways, the uses that teachers make of this artistic and cultural mechanism can reveal many questions to think about the importance of cinema in education and the difficulties for its effectiveness in school. What are the places that the cinema occupies in the construction of a teaching practice that wishes to obtain it as object of analysis within the school and, in the case of this research, within the classes of sociology? Starting from this question and the central objective of the research, the methodology chosen was the comprehensive interview. Three high school sociology professors were interviewed, integrated into the Education Department of the State of Rio de Janeiro and working in the city of Campos dos Goytacazes, in the North Fluminense region. The analyzes also sought to open a dialogue between the experiences obtained during the construction of the teaching practice and the concepts of cultural capital and sociological imagination. It was considered that the teachers attribute importance to the use of films and the culture of the cinema in the school, however the current scenario still shows very unequal with respect to the quality and availability of functions and structures that allow the realization of the cinema in the school context-
Descrição: dc.description95 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectSociology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMovie theater-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Practice-
Título: dc.titleO cinema nas aulas de sociologia do ensino médio: uma reflexão sobre a prática docente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.