O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorJuvêncio, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.creatorMota, Maria Tereza Cavalcante da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775928-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga as práticas de leitura na Universidade e o prazer no ato de ler. Aborda a leitura como essencial para a vida acadêmica e os vários fatores e desafios que causam impacto na experiência do leitor, desde a escola até a universidade. Para isso, mapeia as práticas de leitura dos estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, a fim de identificar fatores que resultam no prazer ou perda do prazer em ler, bem como entender as preferências dos respondentes no âmbito da leitura. Os métodos foram, para a pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e, para pesquisa descritiva, coleta de dados por meio de um questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. Os resultados são analisados a partir de abordagens quantitativa e qualitativa e correlacionados com as perspectivas de autores da área. Apresenta ações que podem fomentar o prazer da leitura, com o intuito de estimular a leitura crítica dos estudantes, buscando um aprimoramento de suas pesquisas e capacidade de inovação em sua área acadêmico-profissional.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates reading practices at the university level and the pleasure associated with the act of reading. It considers reading as essential to academic life and explores the various factors and challenges that impact the reader's experience, from school to university. To achieve this, it maps the reading practices of Library and Documentation students at UFF through an exploratory and descriptive research. The goal is to identify factors that either enhance or diminish the enjoyment of reading and to understand the preferences of respondents in the realm of reading. The methods employed include bibliographic research for the exploratory phase and data collection through a questionnaire (comprising closed and open-ended questions) for the descriptive phase. The results were analyzed using quantitative and qualitative approaches, which were correlated with the perspectives of specialists in the field. The study presents strategies that can promote the pleasure of reading with the intention of stimulating critical reading among students and enhancing their research skills and capacity for innovation in their academic and professional domain.-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitor-
Palavras-chave: dc.subjectPrazer-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectHábito de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReading practice-
Palavras-chave: dc.subjectReader formation-
Palavras-chave: dc.subjectPleasure-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity student-
Título: dc.titleO prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.