Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Juvêncio, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Maria Tereza Cavalcante da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32275 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775928 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo investiga as práticas de leitura na Universidade e o prazer no ato de ler. Aborda a leitura como essencial para a vida acadêmica e os vários fatores e desafios que causam impacto na experiência do leitor, desde a escola até a universidade. Para isso, mapeia as práticas de leitura dos estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, a fim de identificar fatores que resultam no prazer ou perda do prazer em ler, bem como entender as preferências dos respondentes no âmbito da leitura. Os métodos foram, para a pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e, para pesquisa descritiva, coleta de dados por meio de um questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. Os resultados são analisados a partir de abordagens quantitativa e qualitativa e correlacionados com as perspectivas de autores da área. Apresenta ações que podem fomentar o prazer da leitura, com o intuito de estimular a leitura crítica dos estudantes, buscando um aprimoramento de suas pesquisas e capacidade de inovação em sua área acadêmico-profissional. | - |
Descrição: dc.description | This study investigates reading practices at the university level and the pleasure associated with the act of reading. It considers reading as essential to academic life and explores the various factors and challenges that impact the reader's experience, from school to university. To achieve this, it maps the reading practices of Library and Documentation students at UFF through an exploratory and descriptive research. The goal is to identify factors that either enhance or diminish the enjoyment of reading and to understand the preferences of respondents in the realm of reading. The methods employed include bibliographic research for the exploratory phase and data collection through a questionnaire (comprising closed and open-ended questions) for the descriptive phase. The results were analyzed using quantitative and qualitative approaches, which were correlated with the perspectives of specialists in the field. The study presents strategies that can promote the pleasure of reading with the intention of stimulating critical reading among students and enhancing their research skills and capacity for innovation in their academic and professional domain. | - |
Descrição: dc.description | 59 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prazer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábito de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pleasure | - |
Palavras-chave: dc.subject | University student | - |
Título: dc.title | O prazer em ler: uma investigação sobre os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: