A importância da suplementação curricular para alunos com comportamento superdotado no Brasil: uma revisão bibliográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorRaulusaitis, Fátima-
Autor(es): dc.contributorGuzzo, Inês Raquel Zaniboni-
Autor(es): dc.contributorAntunes, Amanda Santos-
Autor(es): dc.creatorCavalcanti, Isabela Inocencio Provenzano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775919-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, a Educação Especial obteve respaldo legal de forma tardia, o que impacta até os dias atuais o atendimento de estudantes que se enquadram em seu escopo. Dentre estes estudantes, temos aqueles que apresentam comportamento superdotado (termo utilizado como tradução de giftedness em trabalhos de Joseph Renzulli), um perfil ainda subatendido por instituições educacionais e pouco compreendido por profissionais da educação, o que gera uma lacuna no atendimento suplementar necessário a estes alunos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar trabalhos que relatem a oferta do AEE e aplicação de atividades de enriquecimento curricular para alunos com comportamento superdotado em diferentes contextos e regiões do Brasil. Foram realizadas buscas através de bancos de dados, portal de dissertações CAPES, portal ConBraSD, bem como portais contendo trabalhos realizados na Universidade Federal Fluminense (UFF) e redes sociais e/ou sites dos NAAHS. Foi observado que, apesar de o atendimento de alunos com comportamento superdotado ser previsto em lei, sua abrangência ainda é escassa. Existem instituições que elaboram e aplicam projetos de enriquecimento curricular de forma efetiva, no entanto, considerando a extensão do território brasileiro e sua população, ainda há um grande caminho a se percorrer para que estes alunos possuam acesso ao direito que lhes foi concedido.-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, Special Education belatedly obtained legal support, which, until the present days, impacts the educational support demanded by the students contemplated by its scope. Within these students are the ones that present above average abilities or “giftedness”, a group that is underserved by educational institutions and poorly comprehended by education professionals, which creates a gap in the supplementary education required for these students. Therefore, the present research’s main objective is to analyze papers that report the offer of specialized educational service as well as curricular enrichment activities for gifted students in different scenarios and regions in Brazil. The search was carried out through databases, CAPES dissertation portal, ConBraSD Portal, portals containing papers reporting activities that took place in Universidade Federal Fluminense (UFF) and NAAHS social media or sites. It was found that although specialized educational service for gifted students is a right supported by law, its breadth is still scarce. There are institutions that elaborate and apply curricular enrichment projects, however, considering the extension of Brazil’s territory and its population, there is still a long way to go for these students to have access to the right conceded to them.-
Descrição: dc.description34 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotação-
Palavras-chave: dc.subjectEnriquecimento Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado (AEE)-
Palavras-chave: dc.subjectNúcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectBase de dados-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integrado-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectHigh Abilities-
Palavras-chave: dc.subjectGiftedness-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular Enrichment-
Título: dc.titleA importância da suplementação curricular para alunos com comportamento superdotado no Brasil: uma revisão bibliográfica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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