Reforma neoliberal na educação e crise no movimento sindical no Estado de Minas Gerais: os limites do reformismo

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Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCPF:36601454320-
Autor(es): dc.contributorTrein, Eunice Schilling-
Autor(es): dc.contributorCPF:73881988734-
Autor(es): dc.contributorLeher, Roberto-
Autor(es): dc.contributorCPF:00633422322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705347Y4-
Autor(es): dc.contributorReis, Ronaldo Rosas-
Autor(es): dc.contributorCPF:38874970749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794674Z2-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lorene Figueiredo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775915-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyzes the only Union of the workers in Education of the state of Minas Gerais, since its formation in 1990. The analysis tries to identify the elements that led to the changes in the conception of union, education, syndical politics and its implications for the organization of these workers before the administrative reform taken to effect in the State in Minas Gerais. The array of the organization of these workers retraces to the promotion of the fights for the redemocratization of the country, as well as the administrative reforms. Thus, the research reports to that period as well. The goal of the research is to answer a basic question: Why has the Sind-UTE, which, in its origin, has presented itself as a militant and class representative union, in rupture with the union bureaucracy installed in associations and representative entities, changed? Is also tries to understand the influence that the administrative reform has in this changing process. It starts from the hypothesis that the bureaucratization of this organization that has installed itself with the hegemony of the current articulation, with reformist orientation, is in the root of this change. The research takes as theoratical referencial the historical and dialetical materialism. Thus, we take the concept of work as human material and nonmaterial praxis that objectivates the creation of the existence conditions. We understand education from the educational principle category: as pedagogical proposal determined by the material basis of production in each combination of the development of the production forces to form the necessary intelectuals for the core functions to satisfy the demand for the historical forms of social division of work. Finally, as superstructural element necessary for the formation of men to the necessary sociability for a certain form of organization of the social relations of production.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação analisa o Sindicato único dos trabalhadores em Educação do estado de Minas Gerais, desde a sua formação em 1990. A análise procura identificar os elementos que levaram às mudanças na concepção de sindicato, de educação, de política sindical e suas implicações para a organização destes trabalhadores ante a reforma administrativa levada a efeito no Estado em Minas Gerais. A matriz da organização desses trabalhadores remonta ao ascenso das lutas pela redemocratização do país , bem como as reformas administrativas. Assim sendo a pesquisa se reporta também a esse período. O objetivo dessa pesquisa é responder a uma pergunta fundamental: Por que o Sind- UTE, que em sua origem se apresentou como um sindicato combativo e classista, em ruptura com a burocracia sindical instaurada nas associações e entidades de representação, mudou? Também objetiva compreender a influência que a reforma administrativa exerceu sobre esse processo de mudança. Parte da hipótese de que o processo de burocratização dessa organização que se instaurou com a hegemonia da corrente Articulação, de orientação reformista, está na raiz desta mudança. A pesquisa toma como referencial teórico o materialismo histórico e dialético. Assim sendo tomamos a conceituação de trabalho como práxis humana material e não material que objetiva a criação das condições de existência. Entendemos educação a partir da categoria princípio educativo: como proposta pedagógica determinada pelas bases materiais de produção em cada combinação do desenvolvimento das forças produtivas para formar os intelectuais necessários para as funções essenciais ao atendimento das demandas das formas históricas de divisão social do trabalho. Enfim, como elemento superestrutural necessário a formação de homens para a sociabilidade necessária para uma determinada forma de organização das relações sociais de produção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSindicato-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectReforma Neoliberal Educação e Estado - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSindicatos e Educação-
Palavras-chave: dc.subjectMinas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhador - Educação - Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSindicato-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectReforma Administrativa-
Palavras-chave: dc.subjectEstado de Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectBurocratização-
Palavras-chave: dc.subjectReformismo.-
Palavras-chave: dc.subjectUnion-
Palavras-chave: dc.subjectWorkers in Education-
Palavras-chave: dc.subjectAdministrative Reform, State of Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectBureaucratization, Reformism.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleReforma neoliberal na educação e crise no movimento sindical no Estado de Minas Gerais: os limites do reformismo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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