FAKE NEWS: Drama de desumanização de vítimas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValpassos, C. A. M.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9205234207762287-
Autor(es): dc.contributorMouzinho, Glaucia Maria Ponte-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0179052840709987-
Autor(es): dc.contributorGajanigo, Paulo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0143913182375405-
Autor(es): dc.creatorSilva, João Vitor Vaz da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30093-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775896-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca interpretar o que é se tornar uma vítima de fake news de acordo com os relatos de Manuela d’Ávila e Patrícia Campos Mello. Através de uma análise antropológica documental, os livros A máquina do ódio e E se fosse você? são postos na centralidade do debate; ambos publicados em 2020, contam experiências, investigações e conclusões sobre o processo eleitoral brasileiro de 2018 e suas novas técnicas de propaganda política. Suas vivências relatadas mostram as violências envolvidas no ato de eleger uma pessoa como personagem central de uma ficção, essa que busca prejudicar a imagem pública de alguém e suscitar mais ataques. Por meio da noção de drama social de Victor Turner, o conflito das fake news é pensado a partir da interação de grupos com interesses distintos no momento das eleições de 2018. Tomar as autoras como centralidade do debate é registrar um momento sobre a discussão pública das fake news, visto que os livros estabelecem diálogos críticos com outros autores do tema, é um recorte de seu desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to interpret what it means to become a victim of fake news according to the reports of Manuela d'Ávila and Patrícia Campos Mello. Through an anthropological documental analysis, the books The Hate Machine and What If It Was You? they are placed at the center of the debate; both published in 2020, tell experiences, investigations and conclusions about the Brazilian electoral process of 2018 and its new techniques of political propaganda. Their reported experiences show the violence involved in the act of electing a person as the central character of a fiction, one that seeks to harm someone's public image and provoke more attacks. Through Victor Turner's notion of social drama, the fake news conflict is thought of from the interaction of groups with different interests at the time of the 2018 elections. fake news, since the books establish critical dialogues with other authors on the subject, is a part of its development.-
Descrição: dc.description33-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFake news. Análise antropológica. Dramas sociais. Eleições brasileiras-
Palavras-chave: dc.subjectFake news. Anthropological analysis. Social dramas. Brazilian elections-
Título: dc.titleFAKE NEWS: Drama de desumanização de vítimas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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