Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, David Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorFelgueiras, Carmen Lucia Tavares-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorRocha, John Rudega-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21865-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775892-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico tem por finalidade realizar uma leitura interpretativa da chamada geração nem-nem. O termo nem-nem se refere à população jovem que está fora das instituições educacionais e também fora do mercado de trabalho. Desse modo, a presente monografia segue duas distintas linhas de pensamento. A primeira linha de pensamento visa explorar e entender as mazelas governamentais e políticas que a educação vem sofrendo nos últimos anos. A segunda linha de pensamento tem caráter econômico e visa explorar questões associadas sobre as dificuldades de transição dos jovens entre a escola e a vida de trabalho. Portanto, numa perspectiva sociológica os fundamentos de Durkheim e Marx auxiliam no entendimento mais amplo deste fenômeno contemporâneo.-
Descrição: dc.descriptionThe present monographic work aims to perform an interpretative reading of the so-called nem-nem generation. The term nem-nem refers to the young population that is outside educational institutions and also outside the labor market. Thus, the present monograph follows two distinct lines of thought. The first line of thought aims to explore and understand the governmental and political ills that education has suffered in recent years. The second line of thought has an economic character and aims to explore associated issues about the difficulties of young people's transition between school and working life. Therefore, from a sociological perspective, the foundations of Durkheim and Marx help in the broader understanding of this contemporary phenomenon-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeração nem-nem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectJovem-
Palavras-chave: dc.subjectGeração nem-nem-
Palavras-chave: dc.subjectGeneration nem-nem-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Título: dc.titleGeração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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