Adaptação estratégica organizacional : o caso da empresa "T" no período de 1990 a 2002

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Carlos Augusto Caldas de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750971Y4-
Autor(es): dc.creatorMicelli, Nadia Rangel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775882-
Descrição: dc.descriptionThis study describes the company T, a brazilian organization in the retailer segment of, their strategic and structural changes along the period of 1990-2002. Performing the chronological and longitudinal order of this analysis, it initiates with a description of the new tendencies observed in the retailer segment, and scenarios, it evolves through the analysis of their history, their processes, products and rendered services, evaluating the reasons of your survival and adaptation process into environment in which it is inserted. Segmenting the period studied in two others, the first comprehended between 1990-1999 and the second comprehended between 2000-2002, the author describes the changes occurred in the internal and external environment, inside national and international markets, and she traces parallels with the strategic decisions and processes implemented by the company T, modifying their dimensions and provoking internal changes. In the description of the dimensions of the company in those two periods, they consist market researches, economic and social indicators, which explain client's nature, of the vendors, of the competitors and of the barriers to what company is submitted. Basing her analysis in the different schools of the strategy, and choosing school of the configuration, establishes the conceptual bases and evaluates the nature of the strategic adaptation. Answering the matter how objective to identify how the organization comes surviving and adapting itself along time, it clarifies the because of the process of strategic adaptation lived by the company T, corresponded to the optimization and simple reaction to the forces of the external environment.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo descreve a empresa T, uma organização atuante no segmento varejista de travel retail, e suas mudanças estratégicas e estruturais ao longo do período de 1990 2002. Perfazendo a ordem cronológica e longitudinal desta análise, inicia com uma descrição das novas tendências observadas no segmento varejista e seus cenários e evolui através da análise de sua história, seus processos, produtos e serviços prestados, avaliando as razões de sua sobrevivência e adaptação ao ambiente em que está inserida. Segmentando o período estudado em dois subperíodos, o primeiro compreendido entre 1990 1999 e o segundo compreendido entre 2000 2002, a autora descreve as mudanças ocorridas no ambiente interno e externo, nos mercados nacional e internacional, e traça paralelos com as decisões estratégicas e processos implementados pela empresa T, modificando suas dimensões e provocando mudanças internas. Na descrição das dimensões da empresa nos dois períodos, constam pesquisas de mercado e indicadores econômicos e sociais que explicam a natureza do cliente, dos fornecedores, dos concorrentes e das barreiras a que a empresa está submetida. Baseando sua análise nas diferentes escolas da estratégia, e elegendo a escola da configuração, estabelece as bases conceituais e avalia a natureza da adaptação estratégica. Respondendo a questão motivadora que objetiva identificar como a organização vem sobrevivendo e se adaptando ao longo do tempo, esclarece o porquê do processo de adaptação estratégica vivido pela empresa T corresponder à otimização e simples reação às forças do ambiente externo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectMudança-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação-
Palavras-chave: dc.subjectChanges-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAdaptação estratégica organizacional : o caso da empresa "T" no período de 1990 a 2002-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.