Renovação-urbano-cultural “Porto Maravilha”: a seletividade das políticas urbana e cultural na reconstrução simbólica da região portuária do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSánchez García, Fernanda Ester-
Autor(es): dc.contributorBroudehoux, Anne-Marie-
Autor(es): dc.contributorMesentier, Leonardo Marques de-
Autor(es): dc.contributorDomingues, João Luiz Pereira-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Helena Carmo dos-
Autor(es): dc.contributorValença, Márcio Moraes-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Amanda Wanis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775870-
Descrição: dc.descriptionA Operação Urbana Consorciada (OUC) Porto Maravilha, a partir do Grande Projeto Urbano (GPU) implementado na área, utiliza a cultura como recurso legitimador, o que nos permite inscrevê-la como um caso emblemático de “renovação urbano-cultural”. Essa renovação ganha nova proporção no Rio de Janeiro (2009-2016), quando as políticas urbanas neoliberais, de matriz identitária, são validadas também como produtoras de políticas culturais, de modo que a relação entre planejamento urbano e cultura ultrapassa as questões do patrimônio cultural. No caso em questão, identificamos a combinação de duas matrizes ideológicas, uma de inspiração catalã e outra apoiada em diretrizes anglo-saxãs. Essa estratégia combinatória constitui, por assim dizer, um refinamento da matriz de entendimento da cidade como cidadeempresa- cultural. No âmbito dessa matriz, a cidade é compreendida como produto cultural consumível. Nesse processo, os sujeitos da renovação urbano-cultural buscam forjar ações culturais e disputar sua hegemonia a partir de uma gestão oligopolista mercantil da própria cultura, que possibilite atrair um público consumidor desejável para o território. Desse modo, as políticas urbano-culturais tendem a valorizar as atividades culturais lucrativas e consumíveis, em detrimento daquelas historicamente mais vinculadas ao território ou que desempenham um papel de experimentação e vanguarda. Esse processo de seletividade e disputa para produzir e assentar uma nova imagem-síntese da área em renovação toma como base a imbricação das políticas urbanas com as culturais e tende a apagar os conflitos culturais existentes. Realizando uma avaliação “em processo” das relações entre as políticas urbanas e culturais na reconstrução simbólica da região, evidenciamos como ações políticas impulsionam a seletividade no entendimento e no uso da cultura, assim como o afloramento de conflitos culturais. Por meio de análises documentais e da cartografia, este trabalho busca evidenciar essas relações em um exercício que nos permite desnaturalizar o território e seus conflitos, desvinculando-nos do discurso oficial da operação urbana. No desenvolvimento da pesquisa, o desvelar das dinâmicas culturais no território conhecendo e reconhecendo atores, políticas e lugares - vividos, construídos e de memória – torna-se a chave para apontar os processos em curso na região.-
Descrição: dc.descriptionThe Porto Maravilha Consorted Urban Operation (OUC), from the Large Urban Project (GPU) implemented in the area, uses culture as a legitimating resource, which allows us to understand it as an emblematic case of "urban-cultural renewal". This renewal acquires new dimensions in Rio de Janeiro (2009-2016), when neoliberal urban policies, of identity matrix, are also validated as producers of cultural policies so that the relationship between urban planning and culture goes beyond cultural heritage issues. In the present case, we identify a combination of two ideological matrices, one of Catalan inspiration and the other based on Anglo-Saxon guidelines. This combination of strategies is, as it were, a refinement of the core understanding of the city as a cultural-business-city. Within this matrix, the city is perceived as a consumable cultural product. In this process, the subjects of the urban-cultural renewal seek to forge cultural actions and dispute their hegemony from a mercantile oligopolistic management of their own culture, making it possible to attract a desirable consumer audience for the territory. Thus, urbancultural policies tend to value profitable and consumable cultural activities, to the detriment of those historically tied to the territory or which play an experimental and vanguard role. This process of selectivity and dispute in order to produce and establish a new synthesis-image of the area under renovation is based on the overlapping of urban and cultural policies and tends to suppress existing cultural conflicts. Carrying out an "in progress" evaluation of the relations between the urban and cultural policies in the symbolic reconstruction of the area, we show how political actions promote selectivity in the understanding and use of culture, as well as in the emergence of cultural conflicts. Through documentary analysis and cartography, this study aims to evidence these relationships in an exercise that allow us to denaturalize the territory and its conflicts, dissociating ourselves from the official discourse of the urban operation. Throughout the research, the unveiling of the cultural dynamics in the territory, knowing and identifying actors, policies and places - whether they are living, constructed and within memory - becomes the key to indicate the ongoing processes in the region.-
Descrição: dc.descriptionLe Consortium d’Opération Urbaine Porto Maravilha, qui résulte du Grand Projet Urbain (GPU) lancé dans la zone portuaire, instrumentalise la culture comme moyen de légitimisation, ce qui nous permet de le caractériser en tant que cas emblématique de « rénovation urbano-culturelle. Cette rénovation atteint de nouvelles proportions à Rio de Janeiro (2009-2016), lorsque les politiques urbaines néolibérales de nature identitaire sont également validées en tant que productrices de politiques culturelles, de sorte que la relation entre planification urbaine et culture dépasse les questions de patrimoine culturel. Dans le cas présent nous avons identifié la combinaison de deux matrices idéologiques, l'une d'inspiration catalane et l'autre basée sur des orientations anglo-saxonnes Cette stratégie constitue, pour ainsi dire, un raffinement de la matrice permettant de comprendre la ville en tant que ville-entrepriseculturelle. Dans cette perspective, la ville, en elle même, est comprise comme un produit de consommation culturel. Dans ce processus les promoteurs de cette rénovation urbaine-culturelle tentent de forger des actions culturelles et imposer leur hégémonie à partir d’une gestion oligopolistique mercantile qui permette d’attirer le type de public de consommateurs souhaitable pour ce territoire. De cette façon, ces politiques urbaines et culturelles tendent à valoriser des activités culturelles rentables et des activités de consommation, au détriment de celles qui, historiquement, ont été davantage liées à ce territoire ou qui ont joué un rôle d’expérimentation et d’avant-garde. Ce processus de sélectivité et de conflits a pour but produire et solidifier une nouvelle image de synthèse de la zone en rénovation et il tend à occulter les conflits culturels existants. Réalisant une évaluation «évolutive» de la relation entre les politiques urbaines et culturelles et la reconstruction symbolique de la région, nous observons comment les actions politiques favorisent la sélectivité dans la compréhension et l'utilisation de la culture ainsi que l'émergence de conflits culturels. A travers l'analyse documentaire et la cartographie, ce travail cherche à mettre en évidence ces relations dans un exercice qui permet de dénaturer le territoire et ses conflits, tout en se dissociant du discours officiel sur l'opération urbaine. Dans le cours de notre recherche, le dévoilement des dynamiques culturelles sur le territoire connaissant et reconnaissant les acteurs, les politiques et les lieux - vécus, construits et enchâssés dans la mémoire - devient la clé qui permet de faire ressortir les processus en cours dans la région.-
Descrição: dc.description200 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPorto Maravilha-
Palavras-chave: dc.subjectRenovação urbano-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação simbólica-
Palavras-chave: dc.subjectConflito cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas urbano-culturais-
Palavras-chave: dc.subjectPorto Maravilha-
Palavras-chave: dc.subjectRenovação urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPorto Maravilha-
Palavras-chave: dc.subjectUrban-cultural renewal-
Palavras-chave: dc.subjectSymbolic transformation-
Palavras-chave: dc.subjectCultural conflict-
Palavras-chave: dc.subjectUrban-cultural policies-
Palavras-chave: dc.subjectRenouveau urbain-culturel-
Palavras-chave: dc.subjectTransformation symbolique-
Palavras-chave: dc.subjectConflit culturel-
Palavras-chave: dc.subjectPolitiques urbaines-culturelles-
Título: dc.titleRenovação-urbano-cultural “Porto Maravilha”: a seletividade das políticas urbana e cultural na reconstrução simbólica da região portuária do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.