O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Gisele dos Santos-
Autor(es): dc.contributorMelendez, Luana Bacellar-
Autor(es): dc.creatorPascoal, Stefany Lídia Alves de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11368-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775867-
Descrição: dc.descriptionO tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de química-
Descrição: dc.descriptionThe chemical equilibrium topic is related to numerous chemical contents, such as thermochemistry and chemical kinetics. This is a fundamental concept for better understanding important issues such as oxidation, acid-base and precipitation reactions. Given the relevance of the topic in question, it is of the utmost importance that the textbook used be clear, with coherent analogies and appropriate figures. This paper aims to analyze how the concept of chemical equilibrium is being treated in high school textbooks, especially those selected by the National Book and Teaching Material Program in 2018. For this, the National Curricular Parameters will be used and the opinion of the professionals who use such books in the classroom. Such an analysis is essential, since the textbook constitutes one of the main tools used in the teaching work of chemistry-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEquilíbrio químico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEquilíbrio químico-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma nacional do livro didático-
Título: dc.titleO conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.