Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Gisele dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Melendez, Luana Bacellar | - |
Autor(es): dc.creator | Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775867 | - |
Descrição: dc.description | O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de química | - |
Descrição: dc.description | The chemical equilibrium topic is related to numerous chemical contents, such as thermochemistry and chemical kinetics. This is a fundamental concept for better understanding important issues such as oxidation, acid-base and precipitation reactions. Given the relevance of the topic in question, it is of the utmost importance that the textbook used be clear, with coherent analogies and appropriate figures. This paper aims to analyze how the concept of chemical equilibrium is being treated in high school textbooks, especially those selected by the National Book and Teaching Material Program in 2018. For this, the National Curricular Parameters will be used and the opinion of the professionals who use such books in the classroom. Such an analysis is essential, since the textbook constitutes one of the main tools used in the teaching work of chemistry | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equilíbrio químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equilíbrio químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa nacional do livro didático | - |
Título: dc.title | O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: