Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Jacqueline Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Lídia Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Bruno Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9554 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775865 | - |
Descrição: dc.description | Estudo de caso dos tipos documentais contidos no acervo da Chapa Estudantil Reação, Trabalho e Atitude (CERTA), da Escola Técnica Estadual Henrique Lage. Apresenta breve histórico sobre o movimento estudantil no Brasil, desde o século XVIII até a Primavera Secundarista de 2015, destacando a atuação dos estudantes nos diferentes períodos. Contextualiza a trajetória da CERTA e do movimento estudantil secundarista através da sua documentação, nas datas limite de 2008 a 2010. Evidencia o desenvolvimento da diplomática clássica para a contemporânea, bem como sua influência enquanto instrumento de identificação dos documentos compreendidos no acervo. Ressalta o princípio da proveniência como fundamental para preservar a organização dos documentos. Expõe a metodologia inicial de organização do acervo, e reorganiza sua documentação através da análise tipológica. Aponta para o fato da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) não estabelecer parâmetros padronizados para custodiar documentos produzidos pelos grêmios estudantis em seu estatuto base, analisando o aumento da produção documental a partir da década de 2010, principalmente em função do desenvolvimento tecnológico e domínio das ferramentas pelos estudantes. Propõe que a entidade discuta novas metodologias capazes de assegurar a centralização do maior número possível de documentos estudantis, em conjunto com profissionais especializados em ciência da informação | - |
Descrição: dc.description | Estudio de caso de los tipos documentales contenidos en el acervo de la Chapa Estudiantil Reacción, Trabajo y Actitud (CERTA), de la Escuela Técnica Estadual Henrique Lage. Presenta breve historia sobre el movimiento estudiantil en Brasil, desde el siglo XVIII hasta la primavera Secundaria de 2015, destacando la actuación de los estudiantes en los diferentes períodos. En el marco de la evaluación de los documentos comprendidos en el acervo, se refleja la trayectoria de la CERTA y del movimiento estudiantil secundario a través de su documentación, en las fechas límite de 2008 a 2010. Evidencia el desarrollo de la diplomática clásica para la contemporánea, así como su influencia como instrumento de identificación de los documentos comprendidos en el acervo. Resalta el principio de la procedencia como fundamental para preservar la organización de los documentos. Expone la metodología inicial de organización del acervo, y reorganiza su documentación a través del análisis tipológico. En el caso de los estudiantes de secundaria, no se establecen parámetros estandarizados para custodiar documentos producidos por los gremios estudiantiles en su estatuto base, analizando el aumento de la producción documental a partir de la década de 2010, principalmente en función del desarrollo tecnológico y dominio de las herramientas por los estudiantes. Propone que la entidad discuta nuevas metodologías capaces de asegurar la centralización del mayor número posible de documentos estudiantiles, en conjunto con profesionales especializados en ciencia de la información | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise arquivística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tipo documental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grêmio estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entidade coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Técnica Estadual Henrique Lage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tipologia documental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grêmio estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análisis archivístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tipología documental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grêmio estudiantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entidad colectiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memoria colectiva | - |
Título: dc.title | Acervos de entidades coletivas: análise sobre a documentação de um grêmio estudantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: