Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Jairo Paes | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Thamara Santos de | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Roberto de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32522 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775860 | - |
Descrição: dc.description | Diante das necessidades da escola contemporânea, torna-se cada vez mais necessária a busca por alternativas de metodologias de ensino que explorem uma abordagem mais ativa do aluno, de forma que ele se desenvolva como sujeito completo. A Química, enquanto disciplina escolar, também está vulnerável a essa situação, de forma que, ao trabalhar os conteúdos curriculares, devem ser buscadas situações de contextualização e interdisciplinaridade que favoreçam o pensamento crítico sobre a ciência de modo completo. Somado a isso, é observado, no Brasil, um problema considerável quanto ao baixo número de leitores, conforme aponta a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Esse problema, aponta a pesquisa, tem origem no baixo incentivo à leitura por parte do poder público, tendo como ponto crucial a adolescência, período em que o aluno está dentro do ambiente escolar. Com a finalidade de auxiliar a mudança desse quadro, foi proposto, através da metodologia de estudo de casos, variante da metodologia PBL- Aprendizado Baseado em Problemas -, a elaboração de um caso cuja situação fosse retirada de um livro de ficção científica, tomando como exemplo o livro “Perdido em Marte”, de Andy Weir. Seguindo o objetivo de avaliar a qualidade da atividade proposta, segundo os parâmetros estabelecidos nas referências teóricas, o caso foi submetido à análise por professores das disciplinas de Química e Ciências na educação básica, de forma que sua experiência ajudasse na reflexão sobre o sucesso da proposta. De maneira geral, as considerações feitas pelos pares apontaram o caso proposto como adequado para ser aplicado em sala de aula, ajudando a trabalhar um conteúdo curricular, aqui o tratamento de água, por meio de uma abordagem ativa que favorece a conexão com outras disciplinas, gerando situações em que a interdisciplinaridade seja cada vez mais constante. | - |
Descrição: dc.description | Given the needs of contemporary schools, the search for alternative teaching methodologies that explore a more active approach to the student becomes increasingly necessary, allowing them to develop as complete individuals. Chemistry, as a school discipline, is also vulnerable to this situation. When working with curriculum content, contextualization and interdisciplinarity should be sought to encourage critical thinking about science in a comprehensive way. In addition to this, a considerable problem is observed in Brazil regarding the low number of readers, as indicated by the 5th edition of the "Retratos da Leitura no Brasil" (Portraits of Reading in Brazil) survey. The research points out that this problem originates from the lack of encouragement for reading by the government, with a crucial point being adolescence, a period when students are in school. In order to contribute to changing this scenario, it was proposed, through the case study methodology, a variant of Problem-Based Learning (PBL), the development of a case based on a situation taken from a science fiction book, using "The Martian" by Andy Weir as an example. With the aim of evaluating the quality of the proposed activity according to parameters established in theoretical references, the case was analyzed by teachers in the fields of Chemistry and Science in basic education. Their experience helped reflect on the success of the proposal. In general, the considerations made by peers pointed to the proposed case as suitable for classroom application, aiding in teaching curriculum content, such as water treatment, through an active approach that facilitates connections with other disciplines, creating situations where interdisciplinarity becomes more constant. | - |
Descrição: dc.description | 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science fiction | - |
Título: dc.title | Estudante, leitor e investigador: o uso da literatura ficcional como recurso didático para o ensino de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: