Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Helena Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Elisabeth Martins da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Capelli, Jane de Carlos Santana | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Bianca da Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Marineide da Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30267 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775835 | - |
Descrição: dc.description | A surdez é uma condição humana resultante de uma diversidade de indivíduos surdos, ainda sem reconhecimento pleno pela sociedade e, por muitas vezes, pelos professores que os ensinam. Além dos surdos que fazem uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tem o direito de um intérprete para acesso à educação, existe uma diversidade de outros indivíduos, dentre os quais se incluem os surdos oralizados que fazem uso da oralidade, como meio de comunicação. Estes por sua vez necessitam também não só do reconhecimento de sua existência, mas principalmente de acessibilidade dentro das salas de aula e na sociedade. Por serem oralizados, considera-se que estes já se encontram incluídos e com plena acessibilidade, não sendo de forma alguma uma realidade. Há que se questionar que acessibilidade seria essa. Em razão do processo da inclusão no âmbito educacional, a conquista por uma acessibilidade adequada e de qualidade para este público se torna então um assunto de reflexão. Nesse cenário, se torna necessário aprofundar as estratégias e métodos de ensino a serem aplicados pelos professores no sentido de melhorar a transmissão de conhecimento e da informação por meio ou não de tecnologias assistivas. O presente trabalho teve como objetivo criar um Guia para atuação de professores no atendimento dos estudantes surdos oralizados, que não são usuários da Libras, divulgando a diversidade com que se apresenta a surdez na atualidade. Com características metodológicas de cunho quali-quantitativo, o estudo que foi realizado antes da pandemia da COVID-19, buscou criar um Guia que incluíssem situações e cenários em sala de aula e laboratórios de aulas práticas, comparando-os com outros existentes na literatura. O Guia permite discutir a inclusão do estudante surdo oralizado em sala de aula, haja vista que ressalta o contexto formal da educação e traz a necessidade de ampliar as abordagens tecnológicas e profissionais que podem possibilitar e auxiliar na proposta inclusiva. O diálogo sobre estratégias arquitetônicas, de comunicação, comportamental e com a tecnologia assistiva, reconhecendo que essa é uma ferramenta que pode contribuir como estratégia no processo de ensino aprendizagem, revela que há poucas produções que orientam aos professores que atuam com o público surdo oralizado no ensino fundamental, médio e superior. Nossa pesquisa também aponta para a necessidade de uma discussão mais ampla sobre a movimentação, expressão corporal do professor, uso de tecnologias, enfim, uma compreensão mais vasta sobre o processo de aprendizagem do estudante surdo oralizado. Assim, consideramos que o presente estudo deixa sua contribuição como auxílio e orientação para que os profissionais de educação, comunidade acadêmica/escolar possa ter um aparato e a conscientização de que a inclusão é um processo diário. Dentro desta perspectiva, há diversos caminhos para novas pesquisas voltadas para o estudante surdo oralizado, uma vez que a tecnologia está cada vez mais presente na educação, transformando culturas, metodologias, acesso à informação e acessibilidade. | - |
Descrição: dc.description | Deafness is a human condition resulting from a diversity of deaf individuals, still without full recognition by society and, often, by the teachers who teach them. In addition to the deaf who use the Brazilian Sign Language (Libras) and have the right to an interpreter for access to education, there is a diversity of other individuals, including the oralized deaf who use orality as a means of Communication. These in turn also need not only the recognition of their existence, but mainly accessibility within the classroom and in society. As they are oralized, it is considered that they are already included and with full accessibility, not being in any way a reality. It is necessary to question what accessibility this would be. Due to the inclusion process in the educational sphere, the achievement of adequate and quality accessibility for this audience then becomes a matter of reflection. In this scenario, it is necessary to deepen the teaching strategies and methods to be applied by teachers in order to improve the transmission of knowledge and information through or without assistive technologies. The present work aimed to create a Guide for the performance of teachers in the care of oral deaf students, who are not users of Libras, disclosing the diversity with which deafness is currently presented. With qualitative and quantitative methodological characteristics, the study that was carried out before the COVID-19 pandemic sought to create a Guide that included situations and scenarios in the classroom and laboratories of practical classes, comparing them with others existing in the literature. The Guide makes it possible to discuss the inclusion of deaf students in the classroom, given that it highlights the formal context of education and brings the need to expand the technological and professional approaches that can enable and assist in the inclusive proposal. The dialogue on architectural, communication, behavioral and assistive technology strategies, recognizing that this is a tool that can contribute as a strategy in the teaching-learning process, reveals that there are few productions that guide teachers who work with the oralized deaf public in the elementary, middle and higher education. Our research also points to the need for a broader discussion on movement, teacher body expression, use of technologies, in short, a broader understanding of the learning process of the oral deaf student. Thus, we consider that the present study makes its contribution as an aid and guidance so that education professionals, academic/school community can have an apparatus and awareness that inclusion is a daily process. Within this perspective, there are several paths for further research aimed at the oral deaf student, since technology is increasingly present in education, transforming cultures, methodologies, access to information and accessibility. | - |
Descrição: dc.description | 136 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo oralizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guia de estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com necessidades específicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf oralized | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing teacher training | - |
Título: dc.title | A diversidade na surdez: criação de um guia para o ensino de surdos oralizados | - |
Título: dc.title | Diversity in deafness: creation of a guide for teaching oralized deaf people | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: