“No one stays the same”: construção de personas como estratégia de reinvenção artística na música Pop

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Pereira de-
Autor(es): dc.contributorHolzbach, Ariane-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Adriana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2725389229496952-
Autor(es): dc.creatorBerbereia, Tatyane Larrubia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21624-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775806-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca entender, dentro do contexto da música pop, como artistas do gênero reconfiguram sua imagem utilizando a construção de personas como estratégia. Além disso, propõe-se também uma discussão acerca do uso do termo “era” para determinar a construção de um ciclo de vida (quase sempre com início, meio e fim) dessas personas. Amparada pela teoria ator-rede e pelos estudos de performance, cultura e música pop, a pesquisa será ilustrada com o caso da artista Miley Cyrus. Miley Cyrus começou sua carreira na Disney - empresa de entretenimento infanto-juvenil - e, é reconhecida pela mídia como a “camaleoa do pop atual”, por introduzir diferentes personas quando deseja se reinventar artisticamente. Foram selecionadas três “eras” da artista que foram categorizadas através de quatro eixos (Narrativa, Estética, Sonoridade e Corporeidade) para analisar cada ciclo selecionado. Dessa forma, este estudo busca entender a construção de personas como um fenômeno recorrente no contexto da cultura pop atual e, assim, a partir da análise do caso de Miley Cyrus identificar elementos e estratégias que configuram esse fenômeno e que também podem ser adotadas por outros artistas desse segmento.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to understand how some pop artists build “personas” and configure their trajectories in “eras” in search of an update of their image. Supported by Actor-Network Theory (ANT) and studies of performance, culture and pop music, the research will be illustrated by the case of the artist Miley Cyrus. Miley Cyrus began her career at Disney - a multinational children's entertainment company - and is recognized by the media as the "new pop chameleon" for introducing different personas when she wants to reinvent herself artistically. Three “eras” of the artist were selected and categorized through four axes (Narrative, Aesthetics, sonority and Corporeality) to analyze each selected cycle. So, this study seeks to understand the construction of personas as a recurrent phenomenon in the context of current pop culture and, then, from the analysis of the case of Miley Cyrus, identify elements and strategies that configure this phenomenon and are also adopted by other artists of this segment.-
Descrição: dc.description134f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMusica pop-
Palavras-chave: dc.subjectPersonas-
Palavras-chave: dc.subjectMiley Cyrus-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Pop-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectArtista-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectCyrus, Miley, 1992--
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular - Estados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectPop culture-
Palavras-chave: dc.subjectPop music-
Palavras-chave: dc.subjectPersonas-
Palavras-chave: dc.subjectMiley Cyrus-
Título: dc.title“No one stays the same”: construção de personas como estratégia de reinvenção artística na música Pop-
Título: dc.title“No one stays the same”: building personas as an artistic reinvention strategy in Pop music-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.