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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lagares, Xoán Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Ana Paula Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775805 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as ideologias linguísticas imbricadas no processo de elaboração das diretrizes curriculares para o ensino de língua espanhola nos últimos anos do Ensino Fundamental, na Rede Municipal de Educação de Niterói. Dentro da linha de pesquisa “História, política e contato linguístico”, este estudo pretende observar as políticas linguísticas brasileiras para o ensino de língua estrangeira, sobretudo, do espanhol, nos diversos contextos sócio-políticos e as suas consequências glotopolíticas. Neste sentido, a publicação da Base Nacional Comum Curricular (doravante BNCC) publicada em 2017, trouxe mudanças significativas para a educação brasileira e impactou o ensino de língua estrangeira ao tornar obrigatório o ensino da língua inglesa nos últimos anos do Ensino Fundamental, fragilizando o ensino de outras línguas. Essa política linguística excludente e autoritária se deu em um contexto político controverso e suscitou reações em todo o Brasil em defesa de um ensino plurilíngue e democrático. A língua espanhola foi, de sobremaneira, afetada já que havia conquistado uma posição de destaque na educação a partir da publicação da Lei 11.161 de 2005, que tornava obrigatória a oferta do idioma pelas escolas nos currículos plenos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em consequência da política educacional centralizadora expressa na BNCC, estados e municípios tiveram que reformular suas propostas curriculares em observância às determinações contidas no documento. Em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, a rede de educação municipal iniciou, em 2019, o processo de elaboração das matrizes curriculares em consonância com a BNCC. No entanto, optou-se por manter uma proposta educacional plurilíngue mantendo a oferta da língua espanhola nos últimos anos do Ensino Fundamental. Neste contexto, trazemos o currículo de língua estrangeira para o centro do debate glotopolítico em nossa pesquisa, entendendo que, como um dispositivo normativo e instrumento linguístico, ele é capaz de regular as práticas, modificando a relação entre sociedade e linguagem. A partir do entendimento do currículo como prática discursiva, adotamos a perspectiva da análise de discurso crítica (doravante ADC) para desvelar as ideologias, sobretudo, as ideologias linguísticas que o constituem, através da depreensão de seus aspectos social, discursivo e textual. Para tanto, teremos em vista seu contexto de produção, distribuição e consumo, adotando algumas das várias categorias de análise propostas pela teoria crítica do discurso. Constitui-se como corpus para estudo, o texto de apresentação do componente curricular Língua Inglesa da BNCC, o texto de apresentação do componente curricular Língua Estrangeira da Rede Municipal de Educação de Niterói e o currículo de Língua Espanhola do Ensino Fundamental II desta instituição, estabelecendo um diálogo interdisciplinar entre a abordagem glotopolítica proposta por Arnoux (2010, 2016), Del Valle (2005, 2007, 2010, 2014, 2016), Guespin e Marcellesi (1986), Lagares (2011, 2018), e a perspectiva da ADC de Fairclough (2016) com o objetivo de propor uma reflexão com potencial de mudança, através da elucidação de evidências linguísticas e sociais e de seus efeitos políticos. Foi possível concluir, portanto, que uma das crenças e ideias sobre o ensino de língua espanhola materializadas no currículo do Ensino fundamental II, da Rede Municipal de Educação de Niterói, correspondem a ideologias linguísticas fundamentadas no discurso utilitarista, economicista e globalista, empregado para argumentar em defesa das línguas estrangeiras no ensino escolar. | - |
Descrição: dc.description | La presente investigación tiene como objetivo analizar las ideologías lingüísticas imbricadas en el proceso de elaboración de las pautas curriculares para la enseñanza de la lengua española en los últimos años de Educación Fundamental, en la Red Educativa Municipal de Niterói. Dentro de la línea de investigación “Historia, política y contacto lingüístico”, este estudio pretende observar las políticas lingüísticas brasileñas para la enseñanza de lenguas extranjeras, especialmente el español, en los diversos contextos sociopolíticos y las consecuencias glotopolíticas. En este sentido, la publicación de la Base Curricular Nacional Común (en adelante BNCC), publicada en 2017, trajo cambios significativos a la educación brasileña, e impactó la enseñanza de lenguas extranjeras al hacer obligatoria la enseñanza del idioma inglés en los últimos años de la Educación Fundamental, debilitando la enseñanza de otros idiomas. Esta política lingüística excluyente y autoritaria tuvo lugar en un contexto político controvertido y despertó una reacción en todo Brasil en defensa de la educación multilingüe y democrática. La lengua española se vio muy afectada, ya que había ganado una posición destacada en la educación luego de la publicación de la Ley 11.161 de 2005, que obligaba las escuelas a ofrecer el español en el plan de estudios completo de la Educación Fundamental II y de la Educación Secundaria. Como resultado de la política educativa centralizadora expresada en la BNCC, los estados y municipios debieron reformular sus propuestas curriculares en cumplimiento de las determinaciones contenidas en el documento. En Niterói, estado de Río de Janeiro, la Red de Educación Municipal inició en 2019 el proceso de elaboración de las matrices curriculares en línea con la BNCC en los últimos años de la escuela primaria. En este contexto, llevamos el currículo de lengua extranjera al centro del debate glotopolítico en nuestra investigación, entendiendo que, como dispositivo normativo e instrumento lingüístico, es capaz de regular las prácticas, modificando la relación entre sociedad y lenguaje. Desde la comprensión del currículo como práctica discursiva, adoptamos la perspectiva del análisis crítico del discurso (en adelante ADC) para develar las ideologías, sobre todo las ideologías lingüísticas que lo constituyen, a través de la comprensión de sus aspectos sociales, discursivos y textuales. Por lo tanto, tendremos en cuenta su contexto de producción, distribución y consumo, adoptando algunas de las diversas categorías de análisis que propone la teoría crítica del discurso. El corpus de estudio es el texto introductorio del componente curricular de Lengua Inglesa de la BNCC, el texto introductorio del componente curricular de Lengua Extranjera de la Red de Educación Municipal de Niterói y el currículo de Lengua Española para la Educación Fundamental II de esta institución, proponiendo un diálogo interdisciplinario entre el enfoque glotopolítico propuesto por Arnoux (2010, 2016), Del Valle (2005, 2007, 2010, 2014, 2016), Guespin y Marcellesi (1986), Lagares (2011, 2018), y la perspectiva del ADC de Fairclough (2016) con el objetivo de proponer una reflexión con potencial de cambio, a través del esclarecimiento de la evidencia lingüística y social y sus efectos políticos. Se pudo concluir, por lo tanto, que uma de las creencias e ideas sobre la enseñanza de la lengua española, materializadas en el currículo de la Educación Fundamental II de la Red de Educación Municipal de Niterói corresponden a ideologías lingüísticas basadas en el discurso utilitarista, economicista y globalista utilizado para argumentar en defensa de las lenguas extranjeras en la educación escolar. | - |
Descrição: dc.description | 190 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de Discurso Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideología lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análisis Crítico del Discurso | - |
Título: dc.title | O ensino de Língua Espanhola na rede municipal de educação de Niterói: ideologias linguísticas e o currículo pela perspectiva glotopolítica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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