Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Lúcia Maria Wanderley | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00656564422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788253Z0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Baptista, Luis Antonio dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34532170710 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783090A0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Angela Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:20120045422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5107648703971653 | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:30090988722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782960U8 | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Ialê Falleiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17705 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775783 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this study is trying to understand the role of this new man prescribed in Brazilian national curriculum standard , who must be educated to think, to feel and to act into Latin-American capitalistic societies under neo-liberal hegemony over the three last decades of the 20th century. For that, we have started from the presupposition that this neo-liberal project defended by monopolistic capital had become hegemonic on capitalist developed nations since the 70 s, in most of Latin-American countries since the 80 s and in Brazil more strongly in the 90 s, beginning in Collor government and consolidating during FHC governments. In Part I, the educational reform carried forward by the Ministry of Education in the eight years of FHC government is investigated in the light of neo-liberal policies for Latin America and in the role of education into this project of society. In Part 2, the national curriculum standard is analyzed, in its form and contents, as an instrument of educational reform turned to on conformation of new citizens/workers to the neo-liberal prospect for a Latin-American society. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | O objetivo principal deste estudo é buscar compreender o perfil do novo homem prescrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a ser educado para pensar, sentir e agir nas sociedades capitalistas latino-americanas a partir das últimas três décadas do século XX sob a hegemonia neoliberal. Para tal, partimos do pressuposto de que o projeto neoliberal de sociedade defendido pelo capital monopolista se tornou hegemônico nos países capitalistas desenvolvidos a partir dos anos 1970, na maior parte dos países da América Latina a partir dos anos 1980 e no Brasil mais fortemente nos anos 1990, dando seus primeiros passos no governo Collor e consolidando-se nos governos FHC. Na parte I, a reforma educacional levada adiante pelo Ministério da Educação nos oito anos de governo FHC é investigada à luz das diretrizes neoliberais para a América Latina e do papel da educação neste projeto de sociedade. Na parte II, os PCN são analisados, em sua forma e conteúdo, como instrumento da reforma educacional voltado à conformação de novos cidadãos/trabalhadores segundo a perspectiva neoliberal de sociedade latino-americana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | PCN | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação brasileira na atualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Os PCN e a Formação Escolar do Novo Homem : um estudo sobre a proposta capitalista de educação para o Brasil do século XXI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: