Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Ruy | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:27897257720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6590336518796945 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Floriano José Godinho de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:51792469522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6366379017870124 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivaldo Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:87564564768 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1141760523769466 | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Fernanda Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775776 | - |
Descrição: dc.description | Since the beginning of the modern period, deep transformations had occurred in the ways to understand, to think and to act in the world. The reason of the man was emphasized from now on. These alterations had been reflected in the agreement concerning the ethics, and, consequently, they had been transliterated in the space of the cities. New ethics one more time emerge in the last decades, getting excited the space of the cities. It is the new ethics of having in detriment of the being. The fashion, the consumption, the appearances, the efhemeral are stimulated. The proper cities had become products of consumption in a world-wide market of cities. This new ethics are reflected in the workmanships and the urban politics that, currently, they search to become attractive city, most beautiful, to the consumption and the investments, through the rebuilding workmanships. The great question is that the social inaqualities are not the focus of the urban politics, therefore tends if to extend, generating diverse problems in the space of the cities. Consequently, a generalized feeling of uncertainty, unreliability emerges, of chaos, so gifts in ours day-by-day of post-modernity. It does not have respect to the differences, therefore everything and all must follow the standard dictated for the media. The different ones are seen as strange and dangerous. The people in the city do not see themselves as equal, breaching it collective identity of the population and destroying the structures social. The respect to the other and the recognition of the differences would have to be the base for the prosperous acquaintanceship in the city. The indifference is a great mark of our time. It corrupts the cities, therefore it is expressed the apathy, the appearance, the lack of concern with the other. The indifference corrodes the ethical emotions and actions, when extending feelings as the egoism and the individualism. It became it main ethical question of the current cities. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Desde o início do período moderno, profundas transformações ocorreram nas maneiras de entender, pensar e atuar no mundo. Enfatizou-se a partir de então a razão do homem. Essas alterações refletiram-se no entendimento acerca da ética, e, conseqüentemente, transliteraram-se no espaço das cidades. Uma nova ética emerge nas últimas décadas, alterando-se mais uma vez o espaço das cidades. É a nova ética do ter em detrimento do ser. A moda, o consumo, as aparências, as efemeridades são estimuladas. As próprias cidades tornaram-se produtos de consumo em um mercado mundial de cidades. Esta nova ética reflete-se nas obras e nas políticas urbanas que, atualmente, buscam tornar a cidade mais bela e atrativa ao consumo e aos investimentos, através das obras de remodelização. A grande questão é que as desigualdades sociais não são o foco das políticas urbanas, portanto tendem a se ampliar, gerando diversos problemas no espaço das cidades. Conseqüentemente, emerge um sentimento generalizado de incerteza, de insegurança, de caos, tão presentes em nosso dia-a-dia da pós-modernidade. Não há respeito às alteridades, pois tudo e todos devem seguir o padrão ditado pela mídia. Os diferentes são vistos como estranhos e perigosos. As pessoas na cidade não se vêem como iguais, rompendo-se a identidade coletiva da população e destruindo as estruturas sociais. O respeito ao outro e o reconhecimento das diferenças são a base para a convivência próspera na cidade. A indiferença é uma grande marca de nossa época. Ela corrompe as cidades, pois se traduz na apatia, nas exterioridades, na falta de preocupação com o outro. A indiferença corrói as emoções e ações éticas, ao ampliar sentimentos como o egoísmo e o individualismo. Ela tornou-se a principal questão ética das cidades atuais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
Publicador: dc.publisher | Ordenamento territorial e ambiental | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade (sociologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-modernismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas urbanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reformas urbanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remodelizações urbanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Principais problemas das cidades atuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ordenamento territorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ordenamento ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indiferença | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | City | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indifference | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-modernity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA | - |
Título: dc.title | A cidade e a ética do ter e do ser | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: