A telenovela brasileira no contexto da sociedade argentina: um estudo de caso de “Avenida Brasil”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Carla-
Autor(es): dc.contributorCampanella, Bruno-
Autor(es): dc.contributorSiciliano, Tatiana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3002013308189888-
Autor(es): dc.creatorBragança, Vanesa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775771-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata do consumo das telenovelas brasileiras no país vizinho Argentina, especificamente do êxito da telenovela Avenida Brasil. Seu objetivo principal é apresentar como esta telenovela foi interpretada por um grupo de telespectadores argentinos a partir de suas percepções e memorias de quando assistiram. Como componente metodológico aplico a pesquisa compreensiva com o objetivo de proporcionar maior familiaridade e entendimento com o assunto abordado. A vista disso, neste estudo de caso foram utilizadas entrevistas individuais em profundidade, procurando analisar a ótica de quem assistiu essa telenovela e assim compreender alguns dos motivos que a transformaram num fulgurante fenômeno social. Indagou-se aqui também o potencial da telenovela em dialogar com o repertório sociocultural argentino e com o cotidiano desses consumidores. Por se tratar de dois países limítrofes com um longevo histórico de rivalidade, foram considerados elementos que entraram em jogo nos discursos dos entrevistados reiteradamente durante as entrevistas como: identidade e nação. Por fim, buscou-se confrontar as semelhanças sociais e políticas dos dois países no momento em que a telenovela foi lançada ao ar (2013), levando em consideração as particularidades do objeto de estudo e do público, usando como suporte teórico os estudos de Jesus Martín Barbero, e de María Immacolata Vassallo Lopes, entre outros e suas afirmações da telenovela objeto desta pesquisa, destacando como principal ponto de partida o fato do gênero se converter numa “narrativa da realidade do país”. A pesquisa evidencia a forma em que os argentinos reconstroem identidades e estereótipos através de novos elementos que são resgatados através do gênero brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo trata sobre el consumo de telenovelas brasileñas en el país vecino de Argentina, específicamente el éxito de la telenovela Avenida Brasil. Su principal objetivo es presentar cómo esta telenovela fue interpretada por un grupo de televidentes argentinos a partir de sus percepciones y recuerdos de cuando la vieron. Como componente metodológico aplico una investigación integral con el objetivo de proporcionar una mayor familiaridad y comprensión con el tema abordado. En este estudio de caso, se utilizaron entrevistas individuales en profundidad, tratando de analizar la perspectiva de quienes vieron esta telenovela y así comprender algunas de las razones que la convirtieron en un fenómeno social fulgurante. También se cuestionó aquí el potencial de la telenovela para dialogar con el repertorio sociocultural argentino y con la vida cotidiana de estos consumidores. Debido a que son dos países limítrofes con una larga historia de rivalidad, los elementos que entraron en juego en los discursos de los entrevistados repetidamente durante las entrevistas fueron tales como: identidad y nación. Finalmente, buscamos confrontar las similitudes sociales y políticas de los dos países en el momento en que se lanzó al aire la telenovela (2013), teniendo en cuenta las particularidades del objeto de estudio y del público, utilizando como soporte teórico los estudios de Jesús Martín Barbero, y María Inmacolata Vassallo Lopes, entre otros y sus declaraciones de la telenovela objeto de esta investigación, destacando como principal punto de partida el hecho de que el género se convierte en una "narrativa de la realidad del país". La investigación muestra la forma en que los argentinos reconstruyen identidades y estereotipos a través de nuevos elementos que son rescatados a través del género brasileño.-
Descrição: dc.description104 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRecepção-
Palavras-chave: dc.subjectAvenida Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectAudiência Argentina-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovela-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade nacional-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectArgentina-
Palavras-chave: dc.subjectRecepción-
Palavras-chave: dc.subjectAvenida Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidad-
Palavras-chave: dc.subjectAudiencia Argentina-
Título: dc.titleA telenovela brasileira no contexto da sociedade argentina: um estudo de caso de “Avenida Brasil”-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.