De físicos(as) a professores(as) de física: uma narrativa genealógica da docência em física na Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorBragança, Inês Ferreira de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fabrício Oliveira da-
Autor(es): dc.contributorMunhoz, Silmara Carina Dornelas-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Heriédna Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775766-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetiva compreender os processos de produção da docência realizados pelos físicos(as) que atuam no ensino superior brasileiro, em especial os(as) narrados no contexto do primeiro Simpósio Nacional de Ensino de Física e os dos docentes vinculados(as) ao Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF-UFF). A escrita/produção do texto/tese baseia-se no diálogo entre as perspectivas teórico-metodológicas da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, o modo genealógico proposto por Michel Foucault e as contribuições da Pedagogia Universitária como espaço-tempo dedicado a refletir e produzir conhecimento sobre e com as docências produzidas nos contextos da Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A produção do corpus empírico da pesquisa consiste na construção de leituras genealógicas dos anais da primeira edição do Simpósio Nacional de Ensino de Física realizado nos anos 1970; e das narrativas de histórias de vida e formação produzidas via a realização/produção de entreconversas individuais com três professores do IF/UFF que possuem formação em física com foco principal na realização de pesquisa em física. As leituras genealógicas possibilitaram observar que a ideia de docência em física na educação superior está associada diretamente com a transmissão de conteúdo, com a percepção de que ensinar é uma máquina de aprender, de modo que professor não produz conhecimento, mas o transmite, e quem produz conhecimento é pesquisador em física. Os diálogos, encetados via a leitura genealógica das narrativas, possibilitam sinalizar que reflexões, pesquisas e formação inicial e continuada sobre a docência em física na educação superior necessitam ser produzidas; produção que precisa ser demanda da comunidade brasileira de física e não só das IES, haja vista, que o texto da tese aponta a forte presença de uma cultura formativa em física que dissocia pesquisa e docência, colocando primazia e foco nos delineamentos e perfil da formação em pesquisa, secundarizando a docência em física nos diferentes níveis educacionais brasileiros. Este panorama indica reflexões que ultrapassam a formação docente em física e chegam à formação de professores de modo mais amplo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to understand the teaching production processes carried out by physicists who work in Brazilian higher education, especially those narrated in the context of the first National Symposium on Physics Teaching and those of professors linked to the Institute of Physics at the Fluminense Federal University (IF-UFF). The writing/production of the text/thesis is based on the dialogue between the theoretical-methodological perspectives of (auto)biographical narrative formation research, the genealogical mode proposed by Michel Foucault and the contributions of University Pedagogy as a space-time dedicated to reflecting and producing knowledge about and with teaching produced in the contexts of Brazilian Higher Education Institutions (HEIs). The production of the research's empirical corpus consists of the construction of genealogical readings of the annals of the first edition of the National Symposium on Physics Teaching held in the 1970s; and the narratives of life stories and training produced through the realization/production of individual interviewconversation with three professors from the IF/UFF who have a background in physics with a main focus on carrying out research in physics. The genealogical readings made it possible to observe that the idea of teaching physics in higher education is directly associated with the transmission of content, with the perception that teaching is a learning machine, so that the teacher does not produce knowledge, but transmits it, and who produces knowledge is a researcher in physics. The dialogues, initiated via the genealogical reading of the narratives, make it possible to signal that reflections, research and initial and continued training on teaching physics in higher education need to be produced; production that needs to be demanded by the Brazilian physics community and not only by HEIs, given that the text of the thesis points to the strong presence of a training culture in physics that dissociates research and teaching, placing primacy and focus on the outlines and profile of training in research, relegating physics teaching to different levels of education in Brazil. This panorama indicates reflections that go beyond teacher training in physics and reach teacher training more broadly.-
Descrição: dc.description216 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocência em Física no Ensino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica-
Palavras-chave: dc.subjectGenealogia-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching in Physics in Higher Education-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative (Auto)Biographical Research- Formation-
Palavras-chave: dc.subjectGenealogy-
Título: dc.titleDe físicos(as) a professores(as) de física: uma narrativa genealógica da docência em física na Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.