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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gajanigo, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0143913182375405 | - |
Autor(es): dc.contributor | Scotto, G. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4148205819933960 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gabriel Cardozo de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda Cristina de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27236 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775759 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o imaginário de futuro construído historicamente desde a modernidade, como ponto referencial a Revolução Industrial e século XIX, ao culminar na década de 1980 marcada pela consolidação do neoliberalismo. Os governos de Reagan, nos Estados Unidos, e Thatcher, na Inglaterra, pontuaram a morte do futuro ao administrarem sob medidas de austeridade, impactando todo o modo de vida da classe trabalhadora. A partir de uma análise cinematográfica, por meio da ficção científica, a década de 1980 retratou o imaginário e estrutura de sentimento, conceitos-chave da argumentação, de um sujeito distópico que se delineava, fomentados nos produtos culturais que tinham como base a realidade das estruturas sociais, econômicas e políticas. Nesse sentido, a distopia pós-apocalíptica é um sintoma do que é imaginado para o futuro, de forma pessimista, em relação às consequências do Antropoceno e das mudanças climáticas a partir do neoliberalismo enquanto modo de vida no fim do século XX. Pela discussão qualitativa teórica e análise de filmes, selecionados Mad Max e The Terminator como objetos de estudo, foram produzidos nesse período em que o “deserto do real” expressos pela escassez e precariedade foram definidos. | - |
Descrição: dc.description | This course conclusion work aims to analyze the imaginary of the future built historically since modernity, as a reference point the Industrial Revolution and the 19th century, culminating in the 1980s marked by the consolidation of neoliberalism. The governments of Reagan, in the United States, and Thatcher, in England, punctuated the death of the future by managing under austerity measures, impacting the entire way of life of the working class. From a cinematographic analysis, through science fiction, the 1980s portrayed the imaginary and structure of feeling, key concepts of the argument, of a dystopian subject that was outlined, fostered in cultural products that were based on the reality of social, economic and political structures. In this sense, the post-apocalyptic dystopia is a symptom of what is imagined for the future, in a pessimistic way, in relation to the consequences of the Anthropocene and climate change from neoliberalism as a way of life at the end of the 20th century. Through theoretical qualitative discussion and film analysis, selected Mad Max and The Terminator as objects of study, they were produced in this period in which the “desert of the reall” expressed by scarcity and precariousness were defined. | - |
Descrição: dc.description | 81 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema; Ficção Científica; Distopia; Imaginário; Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema; Science Fiction; Dystopia; Imaginary; Neoliberalism | - |
Título: dc.title | DESERTO DO REAL: imaginário de futuro no cinema de ficção científica distópica sob o neoliberalismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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