Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Letícia Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.creator | Noé, Kátia Cilene Benjamim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775737 | - |
Descrição: dc.description | As arquiteturas pedagógicas são consideradas ferramentas potenciais, pois conseguem concretizar na prática o currículo, através das interações entre professores, alunos, objetos de estudo e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo principal inserir arquiteturas pedagógicas na rotina diária de jovens da modalidade - Ensino de Jovens e Adultos (EJA) aliada a um planejamento embasado na aprendizagem contextualizada, valorizando assim conhecimentos que propiciem a construção de estruturas de aprendizagem, através do processo colaborativo permanente, visto que o público-alvo, não dispõe de tempo extra para momentos de estudo. Buscou-se orientações em leituras direcionadas ao tema e na legislação, por assim reconhecer juridicamente os direitos, a formação e a institucionalização da etapa nas políticas de educação básica. Como contribuição deste estudo esperamos auxiliar na reflexão sobre a influência e vantagens que a mesma exerce nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como a possibilidade de sua melhoria, contribuindo assim para uma aprendizagem efetiva considerando a amplitude de ofertas viabilizadas por diversificados recursos pedagógicos presentes no dia a dia dos espaços escolares. Vislumbramos a utilização de tecnologias que propiciem a participação ativa dos docentes com criatividade e qualidade, trazendo a rotina dos jovens e adultos um olhar construtivo e desafiador. | - |
Descrição: dc.description | Pedagogical architectures are considered potential tools, as they manage to concretize the curriculum in practice, through interactions between teachers, students, objects of study and learning. This research has as main objective to insert pedagogical architectures in the daily routine of youngsters of the modality - Youth and Adult Education (EJA) combined with planning based on contextualized learning, thus valuing knowledge that allows the construction of learning structures, through the collaborative process permanent, since the target audience does not have extra time for study moments. Guidance was sought in readings directed to the theme and in the legislation, thus legally recognizing the rights, training and institutionalization of the stage in basic education policies. As a contribution of this study we hope to assist in reflecting on the influence and advantages that it has in the teaching and learning processes, as well as the possibility of its improvement, thus contributing to an effective learning considering the range of offers made possible by the diverse pedagogical resources present in the daily life of school spaces. We envision the use of technologies that enable the active participation of teachers with creativity and quality, bringing the routine of young people and adults a constructive and challenging look | - |
Descrição: dc.description | 130 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didático-pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical architecture | - |
Título: dc.title | Uma arquitetura pedagógica como ferramenta colaborativa no processo ensino-aprendizagem para turmas de EJA | - |
Título: dc.title | A pedagogical architecture as a collaborative tool in the teaching-learning process for EJA classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: