Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Marcia Paraquett | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:35968965922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carrizo, Silvina Liliana | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:26598693622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64213224522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sant\'anna, Vera Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:71023145122 | - |
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11690875522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0 | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Joziane Ferraz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775731 | - |
Descrição: dc.description | Este trabajo de investigación está ubicado en el área de Estud ios de Lenguaje Lingüística Aplicada a la Enseñanza/Aprendizaje de Lengua Extranjera y procura descubrir si alumnos del 1er año del Bachillerato, sometidos a la comprensión de publicidades interculturales, se encuentran abiertos para el diálogo cultura l. De este modo, fueron utilizadas como instrumento publicidades de los universos hispánico y brasileño, analizadas bajo la Teoría de los Géneros Discursivos y la Semiótica. Con vistas a nuestros objetivos, aplicamos un cuestionario para obtener un diagnóstico de los conocimientos culturales que poseía el grupo pesquisado sobre los países involucrados; posteriormente, tuvimos el momento de comprensión de publicidades de ambos los universos culturales; y, finalmente, aplicamos el segundo cuestionario. Luego, las piezas publicitarias valieron como instrumentos portadores de las marcas culturales mientras el cuestionario constituyó el corpus del estudio. Para el análisis del corpus, tomamos por base los estudios de Cuche (2002), sobre la cultura, y de Mendes (2004), sobre la interculturalidad. En el grupo investigado, vimos que hubo una percepción de la aproximación cultural entre los países hispánicos y Brasil y comprobamos que hay disponibilidad para el diálogo intercultural por distintas razones, entre las cuales, la proximidad geográfica y el enriquecimiento cultural. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho está situado na área de Estudos da Linguagem - Lingüística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira - e busca descobrir se alunos da 1ª série do Ensino Médio, submetidos à compreensão de publicidades interculturais, apresentam uma aceitação para o diálogo cultural. Para tal, foram utilizadas como instrumento publicidades dos universos hispânico e brasileiro, analisadas com o aporte da Teoria dos Gêneros Discursivos e da Semiótica. Para alcançar nossos objetivos com este trabalho, aplicamos um questionário com o intuito de realizar um diagnóstico dos conhecimentos culturais que possuía o grupo pesquisado sobre os países envolvidos; posteriormente, tivemos o momento de compreensão de publicidades de ambos universos culturais e, finalmente, aplicamos o segundo questionário. Nesse contexto, portanto, as peças publicitárias serviram de instrumentos portadores das marcas culturais enquanto o questionário constituiu o corpus do estudo. Para a análise do corpus, valemo - nos dos estudos de Cuche (2002), sobre a cultura, e de Mendes (2004), sobre o interculturalismo. No grupo investigado, vimos que houve percepção da aproximação cultural entre os países hispânicos e o Brasil e constatamos que há abertura para o diálogo intercultural por diferentes razões, entre elas, a proximidade geográfica e o enriquecimento cultural. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos da linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falante estrangeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Español | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lengua extranjera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A publicidade na aprendizagem de espanhol/língua estrangeira por brasileiros : uma tentativa de aproximação cultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: