Pedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMontes, Fernanda Ferreira-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Maria das Graças-
Autor(es): dc.creatorVitória, Dannyeli dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775728-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico tem por objetivo ressaltar a importância do resgate da empatia e do outramento como prática educativa escolar, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento do aluno e para as transformações do professor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Para que possamos compreender a importância do outramento e da alteridade em sala de aula, o trabalho inicia-se com a síntese do aspecto histórico da educação que apresentou características próprias que puderam contribuir com as configurações escolares que conhecemos atualmente, dando ênfase nas mudanças sociais e culturais que corroboraram para que pudéssemos pensar novas formas de fazer educação. Pensar em uma pedagogia da empatia requer algumas posturas e posicionamentos por parte da escola, das famílias, da sociedade e, principalmente, do professor, contribuindo para que esta forma de se pensar educação não recaia no mero discurso, para tanto, serão analisados os impactos da mesma no âmbito educacional visando possíveis mudanças sociais-
Descrição: dc.descriptionThe present monographic work aims to emphasize the importance of rescuing empathy and the past as a school educational practice, emphasizing its benefits for the student’s development and for the teacher’s transformations in both the professional and personal spheres. In order to understand the importance of otherness and otherness in the classroom, the work begins with the synthesis of the historical aspect of education that has its own characteristics that could contribute to the school configurations we know today, emphasizing social and social changes corroborated so that we could think of new ways of doing education. Thinking about a pedagogy of empathy requires some attitudes and positions on the part of the school, families, society and, especially, the teacher, contributing to this way of thinking education does not fall into the mere discourse, so the impacts will be analyzed in the educational field aiming at possible social changes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpatia-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade-
Palavras-chave: dc.subjectOutrar-se-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade-
Palavras-chave: dc.subjectEmpatia-
Palavras-chave: dc.subjectDocente-
Palavras-chave: dc.subjectEmpathy-
Palavras-chave: dc.subjectSubject-
Palavras-chave: dc.subjectOtherness-
Palavras-chave: dc.subjectDoing good-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Título: dc.titlePedagogia da empatia: a importância do professor outrar-se-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.