Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Zuleide Simas da-
Autor(es): dc.contributorPrestes, Zoia Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorPereira, Nárgela da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775721-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março de 2020, período no qual atuei como estagiária, na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Niterói (FME,) no projeto de robótica educacional nas escolas municipais da rede. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Ponta D'Areia, cidade de Niterói, com um aluno deficiente visual. Foi necessário um olhar atento às singularidades e um aprender para ensinar na perspectiva da Educação Especial. Foi necessário não adaptar, mas sim incluir. No processo de inclusão houve a escuta e a visão a partir da perspectiva de pessoas com deficiência visual. Sendo assim, as referências bibliográficas são autores que também possuem deficiência visual e autores que veem a deficiência visual fora de um olhar clínico.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the intersection between educational robotics and special education in the inclusive perspective carried out in public schools in Niterói city. The labour took place between August 2018 and March 2020, during which time I worked as an intern at the Media and New Technologies Advisory of the Municipal Foundation of Niterói (FME,) in the educational robotics project at the municipal schools’ network of Niterói. The labour has been carried out at the Nossa Senhora da Penha Municipal School, which locality in Ponta D'Areia neighbourhood, Niterói city, with a visually impaired student. It took a close look at the singularities and learning to teach within the perspective of Special Education. It was necessary not to adapt, but to include. In the inclusion process, there was listening and vision from the perspective of visually impaired people. Thus, the bibliographic references are from authors who also have visual impairment and authors who see visual impairment outside of a clinical perspective.-
Descrição: dc.description66 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational robotics-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Título: dc.titlePara uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.