Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Malta, Márcio José Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lúcia da Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Raquel Brum Fernandes da | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Isabella Aparecida de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14403 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775720 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho aqui apresentado visa reconhecer com base nos livros escolares de sociologia para o ensino médio, como a temática relacionada a gênero e sexualidade é abordada nas obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Me limito, mais especificamente como objeto de estudo, aos anos de 2015 e 2018 mantendo uma comparação de possíveis mudanças como ampliação ou retrocesso; quais teorias, autores e conceitos são utilizados para abordar o tema e se de fato é mencionado o conteúdo em todos os livros distribuídos às instituições de ensino. A metodologia escolhida para a presente pesquisa é a análise qualitativa das obras mencionadas assim como os Guias do PNLD, livros que tratam do tema e entrevistas com professores que vivenciam a utilização desse material em sala de aula. Também é incluída a contextualização histórica atual que leva a discussão da importância da temática de gênero e sexualidade como conteúdo dos livros de sociologia | - |
Descrição: dc.description | The work presented here aims to recognize, based on the sociology textbooks for high school, how the subject related to gender and sexuality is approached in the works approved by the National Program of Didactic Book (PNLD). I limit myself, more specifically as object of study, to the years 2015 and 2018, maintaining a comparison of possible changes such as enlargement or regression; what theories, authors, and concepts are used to address the topic and whether the content is actually mentioned in all books distributed to educational institutions. The methodology chosen for the present research is the qualitative analysis of the works mentioned as well as the PNLD Guides, books that deal with the theme and interviews with teachers who experience the use of this material in the classroom. Also included is the current historical contextualization that leads to the discussion of the importance of the theme of gender and sexuality as content of the books of sociology | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise qualitativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
Título: dc.title | Um tema tabu: questões de gênero nos livros didáticos de sociologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: