O ensino da classificação de cadeias carbônicas através das moléculas das substâncias químicas psicotrópicas no contexto do NEJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Elivelton Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9791486511562981-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5147277540951306-
Autor(es): dc.contributorFaria, Fernanda Luiza de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4880770590040729-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8654377616635560-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Paula Trebilcock-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27730-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775717-
Descrição: dc.descriptionA química orgânica é a base para muitos produtos e substâncias utilizadas pelos alunos ao longo do seu dia a dia e de sua vivência, está presente dentro do próprio organismo, nos alimentos, remédios e diversos produtos que temos contato em nosso cotidiano, tendo uma gama de conteúdos extremamente relevantes para serem abordados em sala de aula. Diversos trabalhos e artigos na área educacional apontam para a necessidade de um ensino de química contextualizado e significativo, demonstrando a necessidade de uma abordagem temática pautada em um contexto que esteja de acordo com os problemas sociais nos quais os alunos estão inseridos, adequando-se à realidade da comunidade escolar. Sendo assim, este trabalho tem como principal foco despertar um maior interesse na disciplina de Química e oportunizar informações que possibilitem melhores escolhas na vivência dos alunos através do ensino de classificação de cadeias carbônicas realizado por meio da análise das moléculas das substâncias psicotrópicas, que foram demonstradas através da aplicação da sequência didática em duas turmas de quarto módulo, turmas concluintes da modalidade de ensino NEJA - Novo Ensino Médio de Jovens e Adultos. Foi elaborada uma sequência didática de acordo com os critérios determinados pelos Três Momentos Pedagógicos e foi preparada não apenas com o intuito de desenvolver o conteúdo de Química, mas também desenvolver as competências socioemocionais e tecnológicas determinadas através da Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Para aplicação desta sequência foi considerada a contextualização do assunto, a realidade escolar, a interdisciplinaridade, a conexão com outros assuntos dentro da Química, a importância da formação do cidadão social, além de trabalhar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação determinadas na BNCC-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionOrganic chemistry is the basis for many products and substances used by students throughout their daily lives and experience, it is present within the body itself, in foods, medicines and various products that we have contact with in our daily lives, having a range of extremely relevant content to be addressed in the classroom. Several works and articles in the educational area point to the need for a contextualized and meaningful chemistry teaching, demonstrating the need for an approach that is in accordance with the social problems in which students are inserted, thus adapting to the reality of the school community. Therefore, this work has as main focus to arouse a greater interest in the discipline of Chemistry and to provide information that allow better choices in the students' experience through the teaching of classification of carbon chains carried out through the analysis of the molecules of psychotropic substances. This didactic sequence was elaborated according to the criteria determined by the Three Pedagogical Moments and was elaborated not only with the aim of developing the content of Chemistry, but also developing the socio-emotional and technological competences determined through the National Curricular Common Base - BNCC. For the elaboration of this sequence, the contextualization of the subject, the school reality, the interdisciplinarity, the connection with other subjects within Chemistry such as concentration, physical states and mixtures, and the importance for the formation of the social citizen were considered-
Descrição: dc.description148 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem temática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDrugs-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectThematic approach-
Título: dc.titleO ensino da classificação de cadeias carbônicas através das moléculas das substâncias químicas psicotrópicas no contexto do NEJA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.