Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wiefels, Marli Cigagna | - |
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Amélia Cristina Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Fábio Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Nicacio, Giulia Gonçalves Arigoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9255 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775708 | - |
Descrição: dc.description | As questões relacionadas à surdez e seus aspectos culturais (não necessariamente patológicos) têm sido cada vez mais pesquisadas nas últimas décadas. Na Geografia, no entanto, as publicações nesse âmbito ainda são escassas se comparadas a algumas outras áreas científicas. Particularmente na Cartografia Escolar, poucos são os estudos a respeito de mecanismos específicos para do ensino ao surdo. Diante dessa necessidade de elaboração de metodologias específicas, propomos uma oficina sobre alfabetização cartográfica para jovens discentes surdos. Agregaremos referenciais teóricos do ensino cartográfico para escolares e de pessoas surdas, a partir dos quais, elaboramos materiais e procedimentos simples utilizados nesta oficina. Com o relato dessa prática discutiremos sobre como metodologias do ensino cartográfico podem ser aplicadas a alunos surdos, analisando quais especificidades devem ser observadas para a aprendizagem do mapa por pessoas surdas, verificando como pode ser o ensino bilíngue (Língua de Sinais e português) de Geografia para discentes com surdez. Analisaremos, ainda, questões relacionados ao “ser surdo”, a educação de surdos e seu histórico, combatendo a ideia de anormalidade ou deficiência destes sujeitos, mas valorizando as diferenças | - |
Descrição: dc.description | Las cuestiones relacionadas con la sordera y sus aspectos culturales (no necesariamente patológicos) han sido cada vez más investigadas en los últimos decenios. En la Geografía, sin embargo, las publicaciones en ese ámbito todavía son escasas si se comparan a algunas otras áreas científicas. Particularmente en la Cartografía Escolar, pocos son los estudios acerca de mecanismos específicos para la enseñanza al sordo. Ante esta necesidad de elaboración de metodologías específicas, proponemos un taller sobre alfabetización cartográfica para jóvenes discentes sordos. Se añadirán referenciales teóricos de la enseñanza cartográfica para escolares y de personas sordas, a partir de los cuales, elaboramos materiales y procedimientos sencillos utilizados en este taller. Con la exposición de esta práctica vamos a discutir cómo las metodologías de enseñanza cartográficas pueden ser aplicadas a estudiantes sordos, analizando lo que se debe observar de las características específicas para aprendizaje del mapa para las personas sordas, averiguando cómo puede ser la enseñanza bilingüe (lenguaje de signos y portugués) de Geografía para los discentes con sordera. Analizaremos, aún, cuestiones acerca de “ser sordo”, la educación de sordos y su histórico, combatiendo la idea de anormalidad o deficiencia de estos sujetos, pero valorando las diferencias | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias específicas de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização cartográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sordera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografía escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrategias específicas de enseñanza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetización cartográfica | - |
Título: dc.title | Algumas estratégias sobre alfabetização cartográfica para alunos surdos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: