Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Müller, Adalberto | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães Neto, Jorge Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25498 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775695 | - |
Descrição: dc.description | Tomando como base os conceitos de Jean-Marie Thomasseau (1984) e de Peter Brooks (1995) pretendemos observar e discutir as características melodramáticas presentes na peça A falecida (1953), de Nelson Rodrigues; e, em seguida, na encenação dirigida por Antunes Filho (1989), e na adaptação cinematográfica de Leon Hirszman (1965). Este estudo entende que o melodrama é uma ferramenta basilar do repertório rodriguiano e busca avaliar como as transposições de A falecida para outras mídias se utilizaram dos recursos melodramáticos. | - |
Descrição: dc.description | Based on the concepts of Jean-Marie Thomasseau (1984) and Peter Brooks (1995), we intend to observe and discuss the melodramatic characteristics present in the play A falecida (1953), by Nelson Rodrigues; and then in the staging directed by Antunes Filho (1989), and in the film adaptation by Leon Hirszman (1965). This study understands that melodrama is a basic tool of the Rodrigo's repertoire and seeks to assess how the transpositions of A falecida to other media used melodramatic resources. | - |
Descrição: dc.description | 89 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nelson Rodrigues | - |
Palavras-chave: dc.subject | A falecida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melodrama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antunes Filho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leon Hirzsman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema Novo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melodrama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodrigues, Nelson, 1912-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nelson Rodrigues | - |
Palavras-chave: dc.subject | A falecida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melodrama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antunes Filho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leon Hirzsman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema Novo | - |
Título: dc.title | O melodrama rodriguiano em A falecida e nas adaptações do teatro de Antunes Filho e do cinema de Leon Hirszman | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: