Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cerchiaro, Isabel Balloussier | - |
Autor(es): dc.contributor | Sauerbronn, Fernanda Filgueiras | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Fernando de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Sicuro, Clarisse Halpern | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775685 | - |
Descrição: dc.description | As tecnologias da informação e comunicação passaram a fazer parte dos processos organizacionais nas últimas décadas, acompanhando o dinamismo do mercado, a necessidade de reduzir custos e de aumentar lucros. O recrutamento ganhou destaque neste cenário competitivo entre as organizações, passando a ser progressivamente conduzido na internet. Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o recrutamento online direcionado aos estudantes universitários. Trata-se de indivíduos que, geralmente, são integrantes da geração Y, e mais propensos a procurarem vagas no ambiente virtual. Com efeito, o objetivo central da pesquisa foi compreender como os estudantes se relacionam com as mídias e redes sociais online quando buscam vagas de estágios. Os objetivos específicos foram: (a) investigar como a forma e o conteúdo dos anúncios publicados nas mídias e redes sociais online os afetam para decidirem ou não se inscreverem nos processos seletivos para vagas de estágio; (b) compreender as razões que os levam a procurar vagas nesses as mídias e redes sociais; (c) examinar como eles se relacionam com tais meios. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio do estudo de casos múltiplos. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas, individuais, via Skype e observações diretas em oito indivíduos. Os resultados evidenciaram a existência de cinco categorias principais: (1) Navegação: esclarece como os entrevistados fazem suas buscas por vagas na rede, assim como os motivos que os levaram a interrompê-las; (2) Forma e conteúdo dos anúncios: mostraram em que medida esses fatores influenciaram sua decisão de se inscreverem ou não em uma vaga; (3) CV online na (contra)mão da navegabilidade: revela que o preenchimento do CV online foi percebido como um obstáculo à inscrição nas vagas; (4) Afastamentos (diversions): sinalizaram o deslocamento do foco dos sujeitos nas entrevistas, expressos nas distrações que os desviaram da busca de vagas para fazerem outras coisas; (5) Zona de conforto: aponta a preferência pelo recebimento de anúncios via e-mail e a centralização de suas atividades – sociais, pessoais, profissionais e de entretenimento – no Facebook, evidenciando a necessidade de os entrevistados permanecerem em um espaço familiar. Concluiu-se que o magnetismo do meio – das mídias e, principalmente, do Facebook – é maior do que o conteúdo divulgado, tornando secundária a busca por vagas de estágios | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Information and communications technologies have become a part of the organizational processes in recent decades to follow the of the market dynamism, to reduce costs, and increase profits. The recruitment has gained importance in this competitive scenario among organizations, being progressively carried out on the internet. Therefore, this research focused on investigating the online recruiting of university students, generally a part of the Generation Y, more prone to seek jobs online and to become targeted for human resources professionals‟ actions on media and social networks. The main objective was to understand how students deal with media and online social networks when they search for internships positions. The specific objectives were: (a) to investigate how the format and content of the advertisements published on the media and online social networks affect student‟s decision to enroll or not in selection processes for internship positions; (b) to understand the reasons why they seek jobs on these medias; (c) to examine how individuals deal with these medias. A qualitative research was conducted applying the multiple case study method, through semistructured interviews and direct observations in eight individuals. Data collection was carried out through individual interviews via Skype. Results revealed five main categories: (1) Navigation: refers to how respondents search for openings on the web, as well as presents the reasons that led them to stop their quest; (2) The form and content of the ads: shows the extent to which these factors influenced their decision to enroll or not in an internship position; (3) Online CV playing against the navigability: the difficulty to fill them out was perceived as a barrier to apply in advertised internship positions; (4) Diversions: shed light as to how the focus of each subject shifted during their interviews, expressed in the distractions that led them to stray from their search for positions to do other things online; (5) Comfort zone: revealed a major preference for receiving job openings advertisements via e-mail, as well as to center all activities – social, personal, professional and entertainment – on Facebook, suggesting the need of the interviewees to remain in a familiar setting. In conclusion, the means magnetism, mainly the Facebook, is greater than its content, making secondary students‟ search for internship openings | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recrutamento online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias e redes sociais online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágios universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recrutamento de pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online recruiting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social media and online social network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internships | - |
Título: dc.title | À espera de um clique: o papel das mídias e redes sociais no recrutamento online de estagiários | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: