Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInsfrán, Fernanda Fochi Nogueira-
Autor(es): dc.creatorSchelck, Alcilaine Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26516-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775682-
Descrição: dc.descriptionNão há como questionar que o fracasso escolar, na educação formal, é um desafio que precisa ser enfrentado. No contexto do presente estudo, buscou-se compreender o modo como os rótulos que muitas vezes são imputados aos alunos podem leva-los a fracassar academicamente. Nesse sentido, pretende-se com o estudo despertar um olhar mais sensível sobre o tema em questão, (des) construindo conceitos já tão arraigados culturalmente, rompendo com alguns tabus a respeito do fracasso escolar, discutindo sobre como ele acontece e como pode ser superado e propondo como solução um método de ensino centrado no aluno. Analisar o tema mostra-se relevante, pois o fracasso escolar tem sido um fenômeno cada vez mais comum nas escolas e este precisa ser discutido e enfrentado, pois, não há como negar que o aluno que fracassa academicamente pode ter prejuízos em várias áreas de sua vida. Concluiu-se que os rótulos podem, muitas vezes, levar os alunos a fracassar por levarem estes a acreditar que são menos capazes que os demais alunos, mas quando o professor busca promover um método centrado no aluno, consegue incentivar o aluno, elevar sua autoestima, favorecer seu aprendizado de forma significativa, e, dessa forma, levar o aluno a alcançar o tão almejado sucesso.-
Descrição: dc.descriptionThere is no question that school failure in formal education is a challenge that needs to be addressed. In the context of the present study, we sought to understand how labels that are often imputed to students can lead them to academic failure. In this sense, the aim of the study is to awaken a more sensitive look on the subject in question, (de) building concepts already so deeply rooted culturally, breaking with some taboos about school failure, discussing how it happens and how it can be overcome. and proposing as a solution a student-centered teaching method. Analyzing the theme is relevant, because school failure has been an increasingly common phenomenon in schools and it needs to be discussed and faced, because there is no denying that students who fail academically can have losses in various areas of their lives. life. It was concluded that labels can often lead students to fail by leading them to believe that they are less capable than other students, but when the teacher seeks to promote a studentcentered method, he can encourage the student, raise his self-esteem. , significantly enhance their learning, and thus lead the student to achieve the desired success.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRotulação-
Palavras-chave: dc.subjectSuperação-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Centrado no Aluno-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Failure-
Palavras-chave: dc.subjectLettering-
Palavras-chave: dc.subjectOvercoming-
Palavras-chave: dc.subjectStudent Centered Method-
Título: dc.titleModelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.