Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Insfrán, Fernanda Fochi Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Schelck, Alcilaine Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775682 | - |
Descrição: dc.description | Não há como questionar que o fracasso escolar, na educação formal, é um desafio que precisa ser enfrentado. No contexto do presente estudo, buscou-se compreender o modo como os rótulos que muitas vezes são imputados aos alunos podem leva-los a fracassar academicamente. Nesse sentido, pretende-se com o estudo despertar um olhar mais sensível sobre o tema em questão, (des) construindo conceitos já tão arraigados culturalmente, rompendo com alguns tabus a respeito do fracasso escolar, discutindo sobre como ele acontece e como pode ser superado e propondo como solução um método de ensino centrado no aluno. Analisar o tema mostra-se relevante, pois o fracasso escolar tem sido um fenômeno cada vez mais comum nas escolas e este precisa ser discutido e enfrentado, pois, não há como negar que o aluno que fracassa academicamente pode ter prejuízos em várias áreas de sua vida. Concluiu-se que os rótulos podem, muitas vezes, levar os alunos a fracassar por levarem estes a acreditar que são menos capazes que os demais alunos, mas quando o professor busca promover um método centrado no aluno, consegue incentivar o aluno, elevar sua autoestima, favorecer seu aprendizado de forma significativa, e, dessa forma, levar o aluno a alcançar o tão almejado sucesso. | - |
Descrição: dc.description | There is no question that school failure in formal education is a challenge that needs to be addressed. In the context of the present study, we sought to understand how labels that are often imputed to students can lead them to academic failure. In this sense, the aim of the study is to awaken a more sensitive look on the subject in question, (de) building concepts already so deeply rooted culturally, breaking with some taboos about school failure, discussing how it happens and how it can be overcome. and proposing as a solution a student-centered teaching method. Analyzing the theme is relevant, because school failure has been an increasingly common phenomenon in schools and it needs to be discussed and faced, because there is no denying that students who fail academically can have losses in various areas of their lives. life. It was concluded that labels can often lead students to fail by leading them to believe that they are less capable than other students, but when the teacher seeks to promote a studentcentered method, he can encourage the student, raise his self-esteem. , significantly enhance their learning, and thus lead the student to achieve the desired success. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rotulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método Centrado no Aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Failure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lettering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Overcoming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student Centered Method | - |
Título: dc.title | Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: