Análise da implementação do projeto de otimização dos custos de mão de obra. estudo de caso de uma empresa de mídia e tecnologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMurta, Maria da Penha Araujo-
Autor(es): dc.contributorMurta, Aurélio Lamare Soares-
Autor(es): dc.contributorLima, Miguel Ferreira-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Ivan Guimarães Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775674-
Descrição: dc.descriptionA crescente globalização aquece a competitividade do mercado de mídia em escala global, com o surgimento de novos modelos de consumo e de produção decorrentes das novas tecnologias da Era da Informação. Nesse contexto, o crescimento de modelos de negócios voltados para dados e tecnologia, com produção enxuta e máxima otimização de custos, acarretou em forte entrada de streamings e startups no mercado de mídia nacional. Isso a levou a grandes empresas buscarem a redução de seus custos operacionais sem deixar que a qualidade do conteúdo artístico final fosse afetada, para que mantivessem vantagem competitiva frente aos novos concorrentes. Sendo os custos de mão de obra os mais significativos para uma produção artística, a finalidade deste trabalho é analisar os efeitos gerados pelo projeto de otimização dos custos de mão de obra na área de cenografia de uma empresa de mídia e tecnologia, através de um estudo de caso que passa por análises quantitativas e qualitativas, frente a uma situação problema estruturada pelo antagonismo da aplicação de técnicas de planejamento e controle em uma produção guiada pela liberdade artística. Com base na coleta de dados, sob análise de diferentes variáveis, incluindo o aumento da terceirização, foi possível aferir a efetividade financeira do projeto de otimização de custos. Já pela realização de entrevistas, a aplicação do método resultou em conclusões sobre os impactos na qualidade de entrega artística por parte da equipe de cenografia.-
Descrição: dc.descriptionThe growing globalization heats up the competitiveness of the media market on a global scale, with the emergence of new models of consumption and production through the use of new technologies of the Information Age. In this context, the growth of business models focused on data and technology, with lean production and maximum cost optimization, was represented by the strong entry of streamings and startups in the national media market. This led to large companies seeking to reduce their operating costs without affecting the quality of the final artistic content, in order to maintain a competitive advantage over new competitors. Since labor costs are the most significant for an artistic production, the objective of this work is to analyze the effects generated by the labor cost optimization project in the scenography area of a media and technology company, through a study of case that goes through quantitative and qualitative analyses, facing a structured problem situation due to the application of planning and control techniques in a production guided by artistic freedom. Based on data collection, analyzing different factors including the increase in outsourcing, it was possible to assess the effectiveness of the cost optimization project. By conducting interviews, the application of the method resulted in conclusions about impacts in the quality of artistic delivery by the scenography team.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização de custos-
Palavras-chave: dc.subjectCustos de mão de obra-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução artística-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectOrçamentos-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade criativa-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento e controle-
Palavras-chave: dc.subjectCenografia-
Palavras-chave: dc.subjectCusto de produção-
Palavras-chave: dc.subjectControle administrativo-
Palavras-chave: dc.subjectImplementação de método e processo-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectCost optimization-
Palavras-chave: dc.subjectLabor costs-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Palavras-chave: dc.subjectArtistic production-
Palavras-chave: dc.subjectOutsourcing, budgets-
Palavras-chave: dc.subjectCreative freedom-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning and control-
Palavras-chave: dc.subjectScenography-
Título: dc.titleAnálise da implementação do projeto de otimização dos custos de mão de obra. estudo de caso de uma empresa de mídia e tecnologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.