Centro de serviços compartilhados: estudo das possibilidades de centralização de processos de coordenação de cursos de graduação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorMello, Maria Helena Campos Soares de-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Larissa Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775669-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho contempla um estudo de caso realizado em coordenações de cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior que possuem processos similares que são realizados de forma descentralizada e repetitiva. O objetivo foi avaliar as possibilidades de ganhos em agilidade, transparência e consistência com a centralização e melhoria de alguns desses processos com base no modelo de Centro de Serviços Compartilhados. Para isso, foram realizadas entrevistas com os executores dos processos a fim de realizar um mapeamento e diagnóstico do modelo atual, identificando oportunidades de melhorias e possibilidades de centralização. A partir do diagnóstico, foram projetadas melhorias e modelos de curto e longo prazo para os processos analisados, assim como propostas de planos de ação para sua implementação e indicadores de desempenho para acompanhamento da evolução dos resultados-
Descrição: dc.descriptionShared Services Center have emerged as a form of internal restructuring in organizations seeking to achieve scale gains, increased productivity, standardization, efficiency and quality in their processes. The main objective of this project is to evaluate possibilities of gains in agility, transparency and consistency with the centralization and improvement of some of the processes carried out by the coordination of undergraduate courses, also obtaining greater satisfaction of the internal clients. For this purpose, interviews were carried out in order to map the as-is model of the processes, identify opportunities for incorporate improvements and design the to-be model-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de serviços compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento e modelagem de processos-
Palavras-chave: dc.subjectMelhoria de processos-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de coordenação de cursos de graduação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de serviço compartilhado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de processos-
Palavras-chave: dc.subjectShared services center-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness process modeling-
Palavras-chave: dc.subjectProcess improvement-
Palavras-chave: dc.subjectUndergraduate courses-
Palavras-chave: dc.subjectCollege education-
Título: dc.titleCentro de serviços compartilhados: estudo das possibilidades de centralização de processos de coordenação de cursos de graduação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.