Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemaan, Gustavo Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4519888592231795-
Autor(es): dc.contributorGonzaga, Glaucia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1055446047081201-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rodolfo Alves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9144709891245526-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Débora Alvernaz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6948724141234232-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3216389948615669-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Gabriel Marçal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775667-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo contribuir com o ensino dos fundamentos do Pensamento Computacional (PC) e a sua influência e aplicações no cotidiano. Embora esses temas sejam introduzidos por meio de Objetos de Aprendizagem (OA), existem lacunas no cenário nacional, em especial quanto à temática Computabilidade que estão em defasagem. Com isso, apresenta- se uma recente revisão da literatura sobre o tema heurística. Considerando tal questão, o objetivo principal deste trabalho é contextualizar e compor conteúdos relacionados à Teoria da Computação (TC), Objeto de Aprendizagem (OA) e Otimização. Para isso, são apresentados alguns Problemas Computacionais em abordagem didática, simples e ilustrativa. A contribuição deste trabalho de conclusão é a construção e disponibilização de um jogo didático de tabuleiro, denominado “Mont.se - Periféricos”, que aborda conteúdos básicos de hardware, além de trabalhar computabilidade e pensamento computacional de maneira descomplicada, dinâmica e divertida. O jogo foi planejado e desenvolvido de forma que o seu uso possa auxiliar na diminuição das lacunas observadas no cenário nacional, e que possa atender diferentes níveis de público, desde a educação infantil até o ensino superior.-
Descrição: dc.description.-
Descrição: dc.description64-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComputabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da computação-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subject.-
Título: dc.titleObjetos de aprendizagem para a temática computabilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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