O marketing em jogos de realidade aumentada: análise do jogo Pokémon GO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaron, Jaime-
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Pérez-
Autor(es): dc.contributorLima, Miguel Ferreira-
Autor(es): dc.creatorCampos, Matheus da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775655-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista que a marca Pokémon atingiu o patamar de maior franquia midiática do mundo em 2020 e que Pokémon Go, um jogo mobile, gratuito, baseado em localização e de realidade aumentada, foi um dos principais agentes que levaram a marca a atingir esse patamar, pesquisou-se sobre o marketing em jogos de realidade aumentada, tendo como objeto de análise o jogo Pokémon Go, a fim de identificar, analisar e compreender as estratégias de marketing empregadas no jogo e como essas estratégias mantém seus jogadores fiéis, tendo como objeto de estudo os jogadores brasileiros. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica que possibilitou o aprofundamento do debate sobre o tema e posteriormente uma pesquisa de campo, em que foi elaborado um questionário online tendo como respondentes os jogadores brasileiros. Diante disso, verificou-se que o marketing envolvendo Pokémon Go é caracterizado principalmente pelo marketing digital, utilizando estratégias como publicidade online e marketing de conteúdo, além da utilização do Pokémon Go como ferramenta de marketing. Constatou-se, portanto, que o marketing empregado no jogo é um dos fatores que mantém seu público fiel e consumindo produtos, e que a nostalgia acerca da marca Pokémon também desempenha grande força no sentido de fidelidade ao jogo.-
Descrição: dc.descriptionConsidering that the Pokémon brand reached a worldwide leading media franchise position in 2020, and that Pokémon Go, a free, location-based and augmented reality mobile game, was one of the main agents that led the brand to reach this leadership, a research on marketing in augmented reality games was conducted. It had as object of analysis the game Pokémon Go itself, to identify, analyze and understand the marketing strategies used in it, and how these strategies keep its players loyal, having as an object of study Brazilian players. First, a bibliographic research was carried out, which made it possible to deepen the debate on the subject, and later a field research, in which an online questionnaire was prepared with Brazilian Pokémon Go players as respondents. It was found, then, that marketing involving Pokémon Go is mainly characterized by digital marketing, using strategies such as online advertising and content marketing, in addition to the use of Pokémon Go as a marketing tool. It led to the conclusion that the marketing used in the game is one of the factors that keeps its audience loyal and consuming products, and that the nostalgia about the Pokémon brand also plays a great strength in the sense of loyalty to the game.-
Descrição: dc.description84 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPokémon GO-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing digital-
Palavras-chave: dc.subjectGame marketing-
Palavras-chave: dc.subjectJogo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectMerchandising-
Palavras-chave: dc.subjectDigital marketing-
Palavras-chave: dc.subjectGame marketing-
Título: dc.titleO marketing em jogos de realidade aumentada: análise do jogo Pokémon GO-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.