Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baron, Jaime | - |
Autor(es): dc.contributor | Zotes, Luis Pérez | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Miguel Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Matheus da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32801 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775655 | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista que a marca Pokémon atingiu o patamar de maior franquia midiática do mundo em 2020 e que Pokémon Go, um jogo mobile, gratuito, baseado em localização e de realidade aumentada, foi um dos principais agentes que levaram a marca a atingir esse patamar, pesquisou-se sobre o marketing em jogos de realidade aumentada, tendo como objeto de análise o jogo Pokémon Go, a fim de identificar, analisar e compreender as estratégias de marketing empregadas no jogo e como essas estratégias mantém seus jogadores fiéis, tendo como objeto de estudo os jogadores brasileiros. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica que possibilitou o aprofundamento do debate sobre o tema e posteriormente uma pesquisa de campo, em que foi elaborado um questionário online tendo como respondentes os jogadores brasileiros. Diante disso, verificou-se que o marketing envolvendo Pokémon Go é caracterizado principalmente pelo marketing digital, utilizando estratégias como publicidade online e marketing de conteúdo, além da utilização do Pokémon Go como ferramenta de marketing. Constatou-se, portanto, que o marketing empregado no jogo é um dos fatores que mantém seu público fiel e consumindo produtos, e que a nostalgia acerca da marca Pokémon também desempenha grande força no sentido de fidelidade ao jogo. | - |
Descrição: dc.description | Considering that the Pokémon brand reached a worldwide leading media franchise position in 2020, and that Pokémon Go, a free, location-based and augmented reality mobile game, was one of the main agents that led the brand to reach this leadership, a research on marketing in augmented reality games was conducted. It had as object of analysis the game Pokémon Go itself, to identify, analyze and understand the marketing strategies used in it, and how these strategies keep its players loyal, having as an object of study Brazilian players. First, a bibliographic research was carried out, which made it possible to deepen the debate on the subject, and later a field research, in which an online questionnaire was prepared with Brazilian Pokémon Go players as respondents. It was found, then, that marketing involving Pokémon Go is mainly characterized by digital marketing, using strategies such as online advertising and content marketing, in addition to the use of Pokémon Go as a marketing tool. It led to the conclusion that the marketing used in the game is one of the factors that keeps its audience loyal and consuming products, and that the nostalgia about the Pokémon brand also plays a great strength in the sense of loyalty to the game. | - |
Descrição: dc.description | 84 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pokémon GO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Merchandising | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game marketing | - |
Título: dc.title | O marketing em jogos de realidade aumentada: análise do jogo Pokémon GO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: