Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oberg, Lurdes Perez | - |
Autor(es): dc.contributor | Estácio, Gisele de Araújo Gouvêa | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Margarete Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14736 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775653 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo geral discutir os desafios da psicologia na metodologia interdisciplinar nas atividades profissionais nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A partir do projeto de extensão desenvolvido no curso de Psicologia, da Universidade Federal Fluminense, denominado “Roda de Conversa para os psicólogos que atuam nos CRAS de Campos dos Goytacazes”, abordamos a inserção do psicólogo na Política Nacional de Assistência Social, tendo como referência teórica a Clínica da Atividade, de Yves Clot. Assim, visando contribuir para novas formas de ação profissional do psicólogo nesta área, optamos por estruturar esse trabalho em três momentos. No primeiro eixo abordaremos o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dando destaque à proteção social básica. Já no segundo, vamos abordar a inserção do psicólogo no SUAS, analisando a sua atuação no CRAS e os impasses diante da interdisciplinaridade na formação profissional. Concluímos com a experiência no trabalho de extensão, ressaltando os limites e as possibilidades que permeiam a Psicologia e a Proteção Social Básica no âmbito interdisciplinar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica da atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de Referência da Assistência Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Título: dc.title | Os desafios da psicologia na metodologia interdisciplinar nos CRAS de Campos dos Goytacazes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: