Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | Poly, Georgia Regina Rodrigues Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Rabelo, Amanda Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Herneck, Heloisa Raimunda | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Rogério Tadeu Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27873 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775645 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa investiga instrumentos de avaliação presentes em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Tombos/MG e a produção do espaço escolar, mediado pelo uso destes instrumentos. O objetivo desse trabalho é identificar, descrever e analisar alguns instrumentos de avaliação que permeiam o cotidiano escolar, refletindo acerca do atravessamento desses instrumentos (exames) na produção do espaço escolar. A metodologia empregada no estudo foi orientada pelo paradigma do professor pesquisador da própria prática, uma vez que o pesquisador tomou a escola enquanto campo de trabalho e pesquisa, simultaneamente. Como procedimentos foram empregados a observação, a entrevista não estruturada, a análise documental e as orientações da cartografia. As referências bibliográficas e teóricas foram encontradas em Maria Teresa Esteban, Angel Diaz Barriga, Philippe Perrenoud, Almerindo Janela Afonso e Henri Lefebvre. Os resultados do estudo apontam que, embora os instrumentos de avaliação não atuem soberanamente na produção de um espaço fragmentado e excludente, não há como desconsiderar sua participação neste propósito. Ao pensar em uma escola que se constrói em bases democráticas e libertadoras, é preciso discutir acerca dos critérios com os quais as práticas, metodologias e instrumentos são estabelecidos, de forma a reconhecer, em sua gênese, as orientações que se deseja imprimir à produção do espaço escolar. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates assessment instruments present in a school in the early years of elementary school in the city of Tombos/MG and the production of the school space, mediated by the use of these instruments. The objective of this work is to identify, describe and analyze some evaluation instruments that permeate the daily school life, reflecting on the crossing of these instruments (exams) in the production of the school space. The methodology used in the study was guided by the paradigm of the teacher-researcher of the practice itself, since the researcher took the school as a field of work and research, simultaneously. As procedures, observation, unstructured interview, document analysis and cartography procedures were used. Bibliographical and theoretical references were found in Maria Teresa Esteban, Angel Diaz Barriga, Philippe Perrenoud, Almerindo Janela Afonso and Henri Lefebvre. The results of the study indicate that, although the assessment instruments do not act sovereignly in the production of a fragmented and excluding space, there is no way to disregard their participation in this purpose. When thinking about a school that is built on democratic and liberating bases, it is necessary to discuss about the criteria with which the practices, methodologies and instruments are established, in order to recognize, in its genesis, the guidelines that one wants to impart to the production of the school space. | - |
Descrição: dc.description | 113 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção do espaço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor pesquisador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment instruments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Space production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Researcher teacher | - |
Título: dc.title | A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: