O juridiquês e a elitização da linguagem como obstáculos ao acesso à justiça

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaptista, Bárbara Gomes Lupetti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6684240224402695-
Autor(es): dc.contributorBaptista, Bárbara Gomes Lupetti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6684240224402695-
Autor(es): dc.contributorMarques, Giselle Picorelli Yacoub-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7221346814532369-
Autor(es): dc.contributorIorio Filho, Rafael Mario-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6556597388531401-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0436272437176691-
Autor(es): dc.creatorPedras, Luciana Giannini Villela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775638-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivos discutir os obstáculos ao acesso à justiça que são criados a partir da linguagem jurídica complexa e elitizada, também conhecida como Juridiquês, contribuir para a reflexão sobre a necessidade de uma linguagem mais clara e acessível no campo do Direito, e buscar maneiras de reduzir os obstáculos e promover uma maior inclusão social. A origem do tema teve como base algumas das inquietações sentidas por mim durante a graduação em Direito, relacionadas à incompreensão de termos eruditos em doutrinas, jurisprudências e peças processuais e a consequente reflexão a respeito do entendimento do vocabulário jurídico dentro de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. A abordagem do tema se dá com especial enfoque na dispensabilidade do uso excessivo de jargões jurídicos e palavras difíceis dentro de um cenário em que o os termos técnicos da área já são muito complexos por si só. O trabalho discorre sobre alguns lapsos educacionais existentes nos cursos de graduação em Direito, como a carência de disciplinas de comunicação na grade curricular e a ausência de instigação de pensamento crítico a respeito da posição de poder que um operador ocupa na sociedade. Discuto também sobre a importância de se ter um olhar empático e não excludente para as decorrências advindas de uma sociedade majoritariamente pobre e com acesso limitado a educação e informação, como é o caso da sociedade brasileira. Com esse intuito o trabalho é dividido, essencialmente, em três momentos: (i) uma revisão teórica que inclui a discussão já existente sobre o tema, (ii) um estudo empírico com abordagem qualitativa e (iii) conclusão e propositura de ações e ferramentas que poderiam ajudar a modificar o cenário existente visando que todos acessem de forma integral a justiça-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to discuss the barriers to access to justice that are created by complexand elitist legal language, also known as "Juridiquês", to contribute to the reflection of the need for a clearer and more accessible language in the law field and to search for ways to reduce these obstacles and promote greater social inclusion. The origin of the topic was based on some of the concerns felt during my law degree related to the incomprehension of erudite legal terms in doctrines, jurisprudence and procedural documents, and the consequent reflection of the capacity to understand this vocabulary within different socio-economic and cultural contexts. The theme is approached with a special focus on the dispensation of excessive use of jargons and difficult words within a scenario in which the technical legal terms are complex by themselves. The work discusses some educational lapses that exists in Law courses, such as the lack of communication disciplines in the curriculum, or the absence of instigation of critical thinking regarding the power position that a law operator occupies in society. I also discuss the importance of having an empathetic and non-excluding look at the consequences arising from a society that is mostly poor and with limited access to education and information like the Brazilian one. With these goals in mind, the paper is essentially divided into three parts: (i) a theoretical review of the existing discussion on the topic, (ii) an empirical study with a qualitative approach, and (iii) conclusion and proposition of actions and tools that could help modify the existing scenario, aiming that everyone has full access to justice-
Descrição: dc.description72 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectElitização da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à justiça-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação no Direito-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem jurídica-
Palavras-chave: dc.subjectRecortes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTexto e linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectDireito-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação-
Palavras-chave: dc.subjectElitization of language-
Palavras-chave: dc.subjectAccess to justice-
Palavras-chave: dc.subjectAccess to information-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in Law-
Palavras-chave: dc.subjectLegal language-
Palavras-chave: dc.subjectSocial clippings-
Título: dc.titleO juridiquês e a elitização da linguagem como obstáculos ao acesso à justiça-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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