Nada sobre nós, sem nós: uma proposta de audiodescrição com consultoria continuada com cegos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmail de Mello e-
Autor(es): dc.contributorPinna, Daniel Moreira de Souza-
Autor(es): dc.contributorMarques, Aida Maria Bastos Nepomuceno-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kerllon Lucas Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775611-
Descrição: dc.descriptionA presente proposta de estudo pretende problematizar as tradicionais técnicas de audiodescrição (AD) vigentes no mercado, sobretudo a consultoria, e criar uma estética de audiodescrição que contemple as insatisfações do público cego e com baixa visão, frente aos atuais roteiros cinematográficos de AD. O mercado de criação de roteiros audiodescritos tem ganhado espaço e com ele as dificuldades de se produzir traduções de imagens. Este trabalho busca contribuir nas pesquisas em Audiodescrição, promovendo uma prática de consultoria continuada durante a revisão de um roteiro produzido por roteiristas profissionais de audiodescrição. A partir de consultas e entrevistas prévias, pretende-se fazer novas versões do mesmo roteiro até que ele possibilite a este público alvo uma relação criadora de sentidos próprios com as imagens, “produção de presença” (GUMBRECHT, 2010), para que se tornem “espectadores emancipados” (RANCIERE, 2017) em relação às imagens. Na prática das traduções e observâncias técnicas, usou-se como referência os trabalhos de Larissa Costa, Iracema Viralonga, Walter Benjamim e Lívia Motta. Há que se destacar que essa proposta surgiu das reflexões sobre a relação de pessoas cegas e com baixa visão com o Cinema, observadas ao longo do Projeto de Extensão Laboratório de Audiodescrição em Obras Cinematográficas. A proposta de pesquisa deste laboratório vem procurando estudar abordagens estéticas de tradução das imagens cinematográficas em acordo com as experiências deste público com filmes audiodescritos, e é baseado nesses experimentos que este trabalho se debruça-
Descrição: dc.descriptionLa presente propuesta de estudio pretende problematizar las tradicionales técnicas de audiodescripción (AD) vigentes en el mercado, sobre todo la consultoría, y crear una estética de audiodescripción que contemple las insatisfacciones del público ciego y con baja visión, frente a los actuales itinerarios cinematográficos de AD. El mercado de creación de itinerarios audiodescritos ha ganado espacio y con él las dificultades de producir traducciones de imágenes. Este trabajo busca contribuir en las investigaciones en Audiodescción, promoviendo una práctica de consultoría continuada durante la revisión de un guión producido por guionistas profesionales de audiodescripción. A partir de consultas y entrevistas previas, se pretende hacer nuevas veranos del mismo itinerario hasta que él permita a este público objetivo una relación creadora de sentidos propios con las imágenes, "producción de presencia" (GUMBRECHT, 2010), para que se conviertan "Espectadores emancipados" (RANCIERE, 2017) en relación a las imágenes. En la práctica de las traducciones y observancias técnicas, se usó como referencia los trabajos de Larissa Costa, Iracema Viralonga, Walter Benjamim e Lívia Motta. Hay que destacar que esa propuesta surgió de las reflexiones sobre la relación de personas ciegas y con baja visión con el Cinema, observadas a lo largo del Proyecto de Extensión Laboratorio de Audiodescción en Obras Cinematográficas. La propuesta de investigación de este Laboratorio viene buscando estudiar enfoques estéticos de traducción de las imágenes cinematográficas de acuerdo con las experiencias de este público con películas audiodescritas, y se basa en esos experimentos que este trabajo se centra-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAudiodescrição-
Palavras-chave: dc.subjectEspectador-
Palavras-chave: dc.subjectPresença-
Palavras-chave: dc.subjectCego-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAudiodescrição-
Palavras-chave: dc.subjectCine-
Palavras-chave: dc.subjectAudiodescripción-
Palavras-chave: dc.subjectCiegas-
Palavras-chave: dc.subjectEspectador-
Palavras-chave: dc.subjectPresencia-
Título: dc.titleNada sobre nós, sem nós: uma proposta de audiodescrição com consultoria continuada com cegos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.