Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorLara, Vitor de Oliveira Moraes-
Autor(es): dc.contributorEspíndola, Aquino Lauri de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4282034507204753-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9369928320175297-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4708472912137052-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2158499051567196-
Autor(es): dc.creatorLinhares, Marco Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775606-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do ensino médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no ensino médio-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionIn the present work we propose a different way of presenting and transmitting the concepts of thermodynamics, thermal physics and the importance of thermal machines for the development of cities and science. The applied methodology is based on classroom experimentation and with the participation of the students combined with the video resources for the consolidation of learning. This work aims to offer students of the second year of high school a pleasant and meaningful learning. The qualitative and quantitative approach was adopted, and the instruments used for data collection were questionnaires built by the author and applied to the students before and after the experimental class and a post - test after the videos were presented. The qualitative approach was analyzing students' responses to consistency. The theoretical references of the work were the authors David Ausubel, Joseph D. Novak and Marco Antonio Moreira, supporting the theories of significant and critical learning. The results obtained from the application of the methodology, after being systematized and analyzed, showed us favorable to the work done and with the effective participation of the students. Finally, an educational product with a sequence of activities for the teaching and learning of thermodynamics in high school is available-
Descrição: dc.description131f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos de termodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectMáquina térmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica térmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics concept-
Palavras-chave: dc.subjectHeat machine-
Título: dc.titleConceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula-
Título: dc.titleThermodynamic concepts through experimentation: simulating a thermal machine in a classroom-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.