A divulgação científica como ponte para a interdisciplinaridade inerente aos artrópodes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorCastro, Helena Carla-
Autor(es): dc.contributorFeder, Maria Denise-
Autor(es): dc.contributorCarlétti, Chrystian-
Autor(es): dc.contributorPereira, Grazielle Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cláudio Maurício Vieira de-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Isabelle Mazza-
Autor(es): dc.creatorSouza, Thaís Varandas de Azeredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775603-
Descrição: dc.descriptionA Divulgação Científica proporciona o contato de um público amplo com informações, conceitos e reflexões científicas e tecnológicas através de atividades que fomentem a curiosidade, o pensamento crítico e a consciência cidadã. Esta abordagem pode promover uma educação em saúde baseada nas experiências, vivências e conhecimentos da população. Considerando que a realidade da saúde pública brasileira apresenta diversas doenças transmitidas por vetores do filo Arthropoda se faz necessário ações de divulgação científica sobre o tema. Neste contexto, centros e museus de ciências podem promover tais discussões e reflexões apresentando os artrópodes com uma abordagem interdisciplinar. O Ciências Sob Tendas (CST) é um exemplo de centro de ciências itinerante que promove atividades lúdicas e interativas e apresenta uma atividade voltada para estes invertebrados. Portanto, este trabalho buscou avaliar a atividade “Artrópodes” do CST a partir da percepção dos mediadores sobre a participação do público e os conteúdos abordados. Para tal, a coleta de dados ocorreu através de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados, observou se que os mediadores falam sobre animais peçonhentos, vetores de doenças, o habitat e nicho ecológico, a diversidade de espécies e a presença dos animais no cotidiano e em filmes e animações. Esses temas surgem a partir da demanda do público ou como uma iniciativa do mediador de suscitar o diálogo. Porém, nem todos os mediadores do CST se sentiam confiantes com a temática e gostariam de ter acesso a materiais de estudo antes das exposições. Para tal, foi produzido um manual que servirá de guia para a mediação da atividade e poderá ser consultado durante a exposição. Como conclusão foi observado que a atividade Artrópodes tem potencial interdisciplinar, podendo abordar diversos temas aplicados ao cotidiano. Os mediadores, no papel de interlocutores são os responsáveis por abordar estes temas com os visitantes.-
Descrição: dc.description51 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjecteducação não formal, popularização da ciência, centro de ciências itinerante-
Palavras-chave: dc.subjectArtrópode, Biotecnologia, Educação não-formal, Divulgação científica-
Título: dc.titleA divulgação científica como ponte para a interdisciplinaridade inerente aos artrópodes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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