Transição da escola excludente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInsfran, Fernanda Fochi Nogueira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2513767930817551-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabio Alves Gomes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2941317514296044-
Autor(es): dc.contributorJesus, Jaqueline Gomes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0434563936439366-
Autor(es): dc.creatorPrado, Paulo Afonso do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775593-
Descrição: dc.descriptionObjetivando a análise dos mecanismos pelos quais a educação e a escola promovem a expulsão de pessoas trans deste importante momento da vida de qualquer pessoa, demonstro através do estudo de documentação oficial do estado do Rio de Janeiro, que não são as pessoas trans que podem ser vistas como dissidentes, pois essa percepção cabe à educação e à escola, que produzem o apagamento compulsório das transgeneridades. Realizo um estudo sobre o ordenamento social, que naturaliza, fortalece e reproduz a moral cisheteronormativa e a prática da necropolítica, que garante a marginalização e, sobretudo a patologização das identidades de gênero que fogem à norma da heterossexualidade. Por fim, exponho as possibilidades de construção de pedagogias desobedientes a partir da reconstrução do cotidiano e da percepção das tendências lgbtfóbicas que empurram pessoas trans para o campo dos estigmas e estereótipos caricatos e mortificadores daqueles que só desejam ser e ver a si mesmos com a naturalidade que as constituem como seres humanos.-
Descrição: dc.descriptionAiming at analyzing the mechanisms by which education and school promote the expulsion of trans people from this important moment in anyone's life, I demonstrate through the study of official documentation from the state of Rio de Janeiro, that it is not trans people who can be seen as dissidents, as this perception belongs to education and the school, which produce the compulsory erasure of transgender people. I carry out a study on the social order, which naturalizes, strengthens and reproduces the cisheteronormative morals and the practice of necropolitics, which guarantees the marginalization and, above all, the pathologization of gender identities that escape the norm of heterosexuality. Finally, I expose the possibilities of building disobedient pedagogies based on the reconstruction of daily life and the perception of the LGBTphobic tendencies that push trans people into the field of stigmas and caricatured and mortifying stereotypes of those who only want to be and see themselves naturally that constitute them as human beings.-
Descrição: dc.description188 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia dissidente-
Palavras-chave: dc.subjectTransgeneridades-
Palavras-chave: dc.subjectDesobediência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia dissidente-
Palavras-chave: dc.subjectDesobediência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTransgeneridade-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectDissident pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectTransgender-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical desobedience-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Título: dc.titleTransição da escola excludente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.